quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Governador diz que atos violentos em protestos são ações de vândalos

- Publicidade -

Vladimir Platonow – Agência Brasil

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, classificou como ação de vândalos atos violentos durante protestos de moradores em várias comunidades, especialmente no Complexo do Alemão. Ele inspecionou, no início da noite de hoje (29), junto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro, depredada durante protesto na noite de ontem (28), por causa da morte de uma aposentada, após um tiroteio.

“Um dos maiores pedidos dos moradores do Complexo do Alemão era ter saúde. Isso não foi ação de moradores. Atos de vandalismo não vão colocar em xeque a política de pacificação”, disse o governador, durante entrevista coletiva.

Pezão reiterou que solicitou a transferência para presídios federais de criminosos detidos nos últimos dias, suspeitos de comandarem os ataques contra bases de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). “Vamos transferir todos esses marginais. Já passei a relação para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.”

O prefeito Eduardo Paes também não poupou críticas aos responsáveis pelos ataques à UPA. “O que tivemos aqui ontem foram atos praticados por delinquentes. Aqui é uma unidade de saúde muito querida pela população. Vários equipamentos foram danificados. Mas já hoje fizemos um esforço grande e a UPA já voltou ao atendimento normal”, disse Paes.

O coordenador das UPPs, coronel Frederico Caldas, também participou da coletiva e disse que as diversas ações que vêm ocorrendo em comunidades pacificadas são uma resposta do tráfico, que está perdendo terreno. “Na medida em que o processo de pacificação vai avançando, o cerco está se fechando. Nós reconquistamos territórios que historicamente eram verdadeiros corações das principais facções no Rio de Janeiro. O comércio da droga é lucrativo. Essas comunidades têm um histórico muito antigo de presença de tráfico. Não há dúvida de que por trás desses movimentos há uma participação do tráfico”, disse Caldas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas