sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Governadora aceita rever projeto de extinção do Igarn

- Publicidade -

INTERINIDADE - Wilma de Faria transmite o cargo a Iberê FerreiraA extinção do Instituto de Gestão de Águas (Igarn) será revista. E essa não deve ser a única alteração que a reforma enviada pela governadora Wilma de Faria terá. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) também deverá ser ampliada para receber a atribuição de cuidar dos esportes paraolímpico, amador e escolar. A reavaliação do projeto de extinção do Igarn foi provocada pelos deputados.

Agora, os deputados estaduais deverão apresentar um substitutivo ao projeto que foi enviado pela governadora. A mesma reação contrária foi exposta com relação a outro projeto: o de junção da Secretaria de Recursos Hídricos com a de Meio Ambiente. Até o atual secretário, Josemá Azevedo, é contrário a essa medida. “A experiência mostra que não dá certo juntar órgão executivo de recursos hídricos com órgão executivo de mio ambiente”, afirmou.

O fim da proposta de extinção do IGARN foi informada ontem pelo secretário de Comunicação do Estado, Rubens Lemos Filho, enquanto a governadora Wilma de Faria participava da cerimônia de posse do novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito José Lins. Segundo o secretário foi acordado que a própria Assembléia revisse a proposta que a governadora não se oporia. Essa orientação de rever no parlamento a extinção foi exatamente a orientação que o secretário de Planejamento, Vágner Araújo, deu na semana passada quando Wilma de Faria ouviu dos deputados as primeiras reações à proposta.

Hoje, com a volta do período extraordinário devem ser feitas as primeiras discussões com relação ao substitutivo. Com essa reviravolta, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, que iria absorver as atribuições do IGARN, vai se manter com suas atribuições. Há informações de que também sofrerá alteração a proposta de criação da SEEL. Estaria havendo uma pressão por parte dos esportistas para que a estrutura dessa secretaria seja ampliada. Também quanto a essa alteração a governadora Wilma de Faria não deverá opor resistência. Essa ampliação deve suscitar críticas por parte da oposição, na Assembléia. 

A questão do IGARN, desde que anunciada, vem provocando reações não só dos deputados. Vários especialistas na área como o atual coordenador-geral do projeto de Transposição do rio São Francisco, Rômulo Macêdo. Para ele, a extinção e a junção de Recursos Hídricos com meio Ambiente configuram um retrocesso na política que o Estado vem desenvolvendo desde a década de 90. Ontem, quem também expôs opinião contrária à medida foi o atual secretário de Recursos Hídricos, Josemá Azevedo, para quem a junção não é uma boa alternativa.

Anúncio de nomes fica para dia 29

Os nomes que comporão o novo secretariado do governo estadual deverão ser anunciados dia 29 próximo (segunda-feira), dias após a volta da governadora Wilma de Faria ao Estado. O secretário de Comunicação, Rubens Lemos Filho, informou ontem que ela ficará viajando por 10 dias, voltando ao Rio Grande do Norte por volta do dia 25. A informação sobre o anúncio foi repassada por uma fonte ligada ao governo.

Desde ontem Iberê Ferreira de Souza é o governador do Estado. Wilma de Faria deixou o governo sem anunciar que nomes ocuparão as secretarias de governo e também em meio à votação da minirreforma que objetiva agilizar a administração estadual. Caberá ao vice-governador administrar o Estado enquanto as alterações serão votadas. Enquanto nenhum nome é confirmado, permanecem as especulações. O nome do empresário Sami Elali, por exemplo, figurou recentemente numa lista “oficiosa” de secretários de turismo do Brasil que foi publicada num jornal especializado em turismo. Já o nome do deputado Wober Júnior começou a figurar como possível secretário de Recursos Hídricos, o que abre mais uma vaga na Assembléia para algum aliado de Wilma de Faria.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas