quarta-feira, 1 de maio, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Governadora anuncia mais sete nomes para equipe de governo

- Publicidade -

Anunciados ontem mais sete pessoas que integrarão a equipe de auxiliares da governadora Wilma de Faria. Nessa lista, apenas dois nomes são novos como auxiliares do governo estadual: o presidente da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), engenheiro Dâmocles Trinta, e o jornalista Crispiniano Neto, que será o novo presidente da Fundação José Augusto.

Além deles, foram divulgados os nomes do ex-secretário de Saúde Ruy Pereira, que ocupará a Secretaria Extraordinária para Assuntos Institucionais; o ex-secretário adjunto de Turismo,  Armando José e Silva será o presidente da Empresa Potiguar de Promoções Turísticas; e o ex-deputado estadual Nelson Freire irá para a Potigás. Outra acomodação foi a professora Isaura Rosado, que estava na Fundação José Augusto e agora assume Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern).

Com a escolha desses sete novos auxiliares, a governadora Wilma de Faria dá mais uma mostra da acomodação política. Ela acomodou alguns “fiéis escudeiros” ao mesmo tempo que nomeou um correligionário derrotado nas últimas eleições.

Com a indicação de Ruy Pereira para Secretaria de Assuntos Institucionais, Wilma de Faria dá uma resposta ao Partido dos Trabalhadores, que preteriu Ruy Pereira em favor de Adelmaro Cavalcanti para Secretaria Estadual de Saúde. Ruy Pereira entra no primeiro escalão como nome da cota pessoal da chefe do Executivo. Outro que também ingressa com a indicação própria de Wilma de Faria é Armando José e Silva. Num embate pessoal entre ele, que era secretário adjunto de Turismo, e Arnaldo Saint-Brisson, que é secretário substituto de Turismo, venceu Armando que fica com a titularidade da recém criada Empresa Potiguar de Promoções Turísticas. Saint-Brisson permanece como auxiliar de segundo escalão na Secretaria de Turismo.

O engenheiro Tibúrcio Batista permanecerá na Secretaria Especial de Energia, criada ano passado. Ele é outro que integra a cota pessoal. Um estreante entre auxiliares de primeiro escalão é o engenheiro e diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil Dâmocles Trinta que será o presidente da Companhia Estadual de Habitação, criada no início do ano com a reforma administrativa.

Dos sete nomes anunciados ontem, duas são acomodações políticas. O ex-deputado estadual Nelson Freire (PSB), que fracassou na tentativa de reeleição em 2006, será o diretor da Potigás. E o jornalista Crispiniano Neto, como indicação do Partido dos Trabalhadores, emplacou como presidente da Fundação José Augusto. 

E para quem imaginava que a governadora Wilma de Faria deixaria a professora Isaura Rosado sem cargo errou. Ela acomodou Rosado, que era a presidente da Fundação José Augusto, na Fundação de Apoio a Pesquisa do RN.

Solenidade de posse de vinte auxiliares será hoje

A governadora Wilma de Faria empossa hoje os novos auxiliares de primeiro escalão. Essa solenidade de posse dos secretários  que assumem no segundo governo será às 11h, no auditório da Emater. A governadora Wilma de Faria dará posse a  20  auxiliares, já que os secretários que permanecem nas pastas não precisarão se submeter a novo ato. Na secretaria de Educação assumirá a psicóloga Ana Cristina Cabral, na secretaria de Agricultura a deputada estadual Larissa Rosado e no Gabinete Civil o também deputado estadual Wober Júnior.

Além disso, na lista dos novos auxiliares estão o advogado Carlos Castim, como secretário estadual de Segurança, o apresentador Miguel Weber como secretário de Esporte e Lazer e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza como secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Entre os estreantes também estão o empresário Marcelo Rosado que assumirá a titularidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, o empresário Fernando Fernandes que irá para Secretaria Estadual de Turismo e o jornalista Aluízio Lacerda que irá para o IPERN. A CEASA será ocupada por Evandro Magalhães, a Datanorte por João Bastos e o Departamento Estadual de Imprensa por Genildo Pereira. Além desses, também tomam posse hoje os sete novos nomes anunciados no final da tarde de ontem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas