sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Governadores do Sudeste criam gabinete estratégico

- Publicidade -

Rio (AE) – Os quatro governadores eleitos ou reeleitos da Região Sudeste, reunidos ontem no Rio de Janeiro, decidiram criar um gabinete estratégico com representantes das Polícias Civil e Militar de cada Estado para atuar em conjunto contra o crime. O tucano José Serra (PSDB), de São Paulo, disse que o objetivo é fazer “avaliações preventivas e repressivas” contra a violência.

A idéia, segundo os governadores, é que o grupo se reúna a cada dois meses em uma das capitais para fazer avaliações e trocar experiências. O gabinete será responsável por integrar a inteligência dos quatro Estados e será não apenas um instância consultiva, mas operacional. “Nenhum governante pode ser dar ao luxo de ter apenas uma prioridade, mas a segurança pública é hoje a que demanda uma maior articulação nossa, em especial, porque o crime se sofistica cada vez mais, e não se inibe com as fronteiras geográficas”, enfatizou o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).

Para ele, uma das principais preocupações é com a violência no Rio. “O desenvolvimento do Rio é um projeto nacional. Para mim só existem dois tipos de brasileiros: os que amam o Rio e os que não conhecem o Estado.” Ele contou que está “impressionado” com o perfil novo que o governador eleito do Rio Sérgio Cabral (PMDB), quer para sua equipe, trazendo nomes de vários Estados.

Além da formação do gabinete estratégico foi proposta a implementação de entrepostos fronteiriços entre os Estados, ligados também às Secretarias de Fazenda, para combater o transporte ilegal de combustíveis. “Contrabando, transporte ilegal de combustíveis, roubo de cargas. Tudo isso tem a ver com a criminalidade”, ressaltou Serra. Por causa disso, em uma etapa posterior, a Polícia Federal vai ser convidada a participar do gabinete.

Os governadores discutiram também assuntos que envolvem economia, educação e infra-estrutura, como mudanças na Lei Kandir, estadualização de portos e estradas federais e a regulamentação do Fundeb. Mas a parceria inédita, – que incluiu o reeleito Paulo Hartung (PMDB), do Espírito Santo – visa sobretudo a combater as organizações criminosas. O Sudeste tem 42,6% da população e mais da metade da riqueza do País.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas