Governadores estarão reunidos em Natal

Publicação: 2019-09-10 00:00:00
A+ A-
A pauta ainda não está definida, mas o Fórum dos Governadores do Nordeste tem reunião marcada para a próxima  segunda-feira (16), em Natal. Deverá constar da agenda uma discussão  de proposta unificada de reforma tributária, que deverá ser entregue ao Congresso Nacional até o  fim  de setembro, conforme foi deliberado na última reunião do Fórum, que ocorreu em 21 de agosto, em Teresina (PI).

Também é possível que entre na pauta informações sobre o primeiro edital de compra coletiva de medicamentos pelo Consórcio Nordeste, que será lançamento na manhã desta quarta-feira (11) em Salvador (BA).

No decorrer da semana, o Gabinete Civil do Governo do Estado deverá anunciar quais governadores confirmaram presenças ou mandaram representantes para a reunião, que ocorrerá a partir das 14 horas do dia 16, no Hotel Senac Barreira Roxa, situado Via Costeira.

Possivelmente, os governadores do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); Alagoas, Renan Filho (MDB); Bahia, Rui Costa (PT); Ceará, Camilo Santana (PT); Maranhão, Flávio Dino (PC do B); Paraíba, João Azevedo (PSB); Pernambuco,  Paulo Câmara (PSB), Piauí, Wellington Dias (PT); Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), também devem inciar a elaboração de uma agenda para a missão do Consórcio Nordeste que visitará a Europa em novembro.

Em agosto, no encontro realizado Teresina, o Consórcio já havia discutido, o planejamento estratégico do Consórcio Interestadual Sustentável do Nordeste na captação de investimentos internacionais para projetos que tragam desenvolvimento para a região Nordeste, bem como defendeu-se a importância de investir em projetos de reuso de água, em um sistema de monitoramento e infraestrutura digital para a Segurança Pública e também na construção de usina de dessalinização da água do mar.

Naquela ocasião, os governadores tinham ratificado a agenda à Europa para o mês de  novembro, quando buscarão, junto a potenciais investidores  e  agências de  cooperação, dar relevância às áreas de maior competitividade da região, valorizando os projetos integradores entre todos os Estados.

O Consórcio público entre os nove estados do Nordeste foi instalado na reunião de 29 de julho, em Salvador (BA), sob a presidência do governador da Bahia, Rui Costa), enquanto a aprovação do estatuto aconteceu na reunião dos governadores em Brasília (DF), no dia 26 de junho.

A assinatura do protocolo de criação do Consórcio ocorreu durante encontro dos  Governadores do Nordeste em São Luís (MA), no dia 14 de março. A finalidade era dar condições para que os Estados da região possam fazer, em conjunto,  compras e prestação de serviços públicos, inclusive nas  comunicação, saúde, infraestrutura e segurança públicas.





Deixe seu comentário!

Comentários