quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Governadores pedem retomada das obras

- Publicidade -
A governadora eleita e senadora Fátima Bezerra (PT) cobrou do governo federal a retomada com urgência de obras federais no Nordeste, visando o crescimento econômico e à geração de empregos, ao falar do encaminhamento da Carta dos Governadores ao presidente eleito Jair Bolsonaro, depois de uma reunião ocorrida na manhã de quarta-feira (21) com os nove governantes eleitos e reeleitos do Nordeste.

Fátima Bezerra participa da reunião dos governadores eleitos com o senador Eunício Oliveira


Fátima Bezerra participa da reunião dos governadores eleitos com o senador Eunício Oliveira

#SAIBAMAIS#Em pronunciamento no Senado, Fátima Bezerra disse que deve ser dada ênfase para a infraestrutura. Ela defendeu na reunião que fosse cobrada do governo federal a aceleração dos trabalhos para concluir o projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

Entre os outros itens que constam da carta dos governadores nordestinos a Bolsonaro, figuram a celebração de um pacto nacional pela segurança pública e a necessidade de uma reforma tributária que corrija distorções.

O segundo item dessa carta, diz a senadora, foi a questão da segurança pública, “dados os índices assustadores de criminalidade e violência que assolam não só o meu Estado. Infelizmente o nosso Estado ostenta o título de Estado mais violento do País, e nós não podemos de maneira nenhuma nos conformar com uma situação dessa”

A Governadora eleita,  reafirmo “o compromisso irrenunciável” dito na campanha, “que vai  enfrentar, com todo o rigor, a criminalidade e a violência que tiram o sossego e a paz do povo potiguar”.

“É por isso que foi também um dos itens considerado por nós, governadores eleitos e reeleitos do Nordeste, prioritário, ou seja, a celebração de um pacto nacional pela segurança pública, em que o Governo Federal assuma a coordenação e a execução de ações concretas no combate à criminalidade interestadual, a exemplo de assaltos a bancos, tráfico de armas, explosivos, atuação de facções criminosas”.

 Também foi demandado o desbloqueio das operações de crédito dos Estados, a conversão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em uma política permanente e a busca de uma solução para o programa Mais Médicos após a saída dos profissionais cubanos.

“A nossa expectativa é de que no próximo dia 12, quando haverá uma reunião do Fórum Nacional dos Governadores eleitos e reeleitos do Brasil, possamos ter, do presidente eleito e de sua equipe, uma sinalização concreta no que diz respeito a que possamos avançar no atendimento dessas justas reivindicações que os governadores do Nordeste encaminharam hoje, através dessa carta”, declarou.

Outra preocupação dos governadores nordestinos é quanto ao desbloqueio das operações de crédito dos Estados para viabilização de investimentos e pagamentos, tendo a governadora eleita citado a situação dramática do Rio Grande do Norte: “A esta altura, parte dos servidores do meu Estado não receberam ainda o décimo terceiro de 2017; parte dos servidores também não receberam ainda o salário de outubro. Não sabem quando vão receber novembro e, muito menos, quando vão receber dezembro”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas