quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Governo autoriza retomada do funcionamento dos bancos a partir do dia 28 no RN

- Publicidade -

O Governo do Estado vai autorizar a retomada do funcionamento pleno dos bancos e instituições financeiras a partir do dia 28 de setembro no Rio Grande do Norte. A portaria regulamentando a reabertura será publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o Executivo, as instituições terão 10 dias para aplicar os protocolos e fazer as adaptações necessárias. A nova etapa de reabertura segue as condições de queda dos indicadores da pandemia de covid-19 no estado, como a taxa de transmissão do vírus e ocupação de leitos, que atingiu, nesta quinta-feira (17), o menor índice desde o início  da crise.

Bancos estava com serviços limitados por causa da pandemia de covid-19

#SAIBAMAIS#Para a reabertura, o Estado elaborou 20 medidas de biossegurança junto com representantes dos bancários. Entre elas, a prioridade ao atendimento por meio de agendamento, reservando as duas horas finais de funcionamento somente para quem agendar e, preferencialmente, que seja do grupo de risco. A lotação máxima dos locais deve ser de uma pessoa a cada 5 m², com marcações no piso para distanciamento de 1,5 m entre os clientes, assim como um distanciamento de cadeiras e estações de trabalho.

Será permitida a entrada apenas para quem estiver usando máscara e após medição de temperatura. Os trabalhadores deverão ter sempre à disposição todos os EPIs, assim como a garantia de que os lavatórios estarão equipados com material de limpeza e com oferta de álcool em gel para todos que estiverem no local, seja a trabalho ou em busca de atendimento.

Os locais que não seguirem as normas da portaria, assim como as demais determinações do Plano de Retomada Gradual da Atividade Econômica no RN, estão sujeitos à interdição até a adequação, bem como eventual responsabilização penal, civil, administrativa e trabalhista em casos de descumprimento das regras.

Os horários de funcionamento deverão seguir as orientações do Banco Central, instituição responsável por regulamentar as instituições bancárias e financeiras do país.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas