quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Governo avalia mudanças na Seplan

- Publicidade -

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) também pode ser incluída na minirreforma administrativa que está em andamento no Governo do Estado. A avaliação do grupo que estuda as alterações é que o Planejamento – sufocado pelas Finanças – está sem espaço para fazer o que é sua função, isto é, planejar.

Nesse sentido devem ser implementadas alguns ajustes para dar mais liberdade à área que ainda é administrada pelo secretário Vagner Araújo. A assessoria de imprensa do secretário informou que ele não fala sobre o assunto porque entende que isso cabe somente à governadora Wilma de Faria. Há a possibilidade das Finanças voltarem a fazer par com a Tributação.

A Seplan hoje – sob a ótica do Orçamento 2007 – é a secretaria mais poderosa do governo. Não deve terminar o ano assim. Alterações certas e confirmadas são que a secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) será desmembrada; uma empresa de turismo será criada e pode implicar extinção da Secretaria de Turismo; e será criada uma secretaria de Esportes e Lazer, liberando a educação para suas atribuições básicas.

Também está confirmada a junção da Secretaria de Recursos Hídricos com o Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema); e a criação da subsecretaria de Pesca, dentro da Secretaria de Agricultura. O que não está confirmado (até ontem pelo menos) são os nomes para os cargos e ainda a entrevista coletiva que a governadora anunciou na posse e na qual explicaria a minirreforma que está marcando esse início de segundo mandato.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas