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Governo corre para concluir acessos

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Pedro Andrade
repórter

Vinte dias antes do prazo dado pelo consórcio Inframérica para início das operações do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, cerca de dois quilômetros, do total de 12,5 km do acesso Norte, ainda vão receber a camada de asfalto. Dessa extensão, um espaço entre 500 metros e 1 km ainda está na camada inicial, de areia prensada. Essa foi a situação encontrada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE em visita às obras do acesso norte nessa sexta-feira (2). De acordo com os órgãos responsáveis, tanto a parte viária, quanto a parte de iluminação estarão finalizadas dia 22.
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Ontem, alguns homens e máquinas trabalhavam colocando piche para a camada final de asfalto, outros faziam a construção do meio-fio do canteiro central e nas laterais da rodovia. De acordo com o projeto, motoristas que saem de Natal em direção ao aeroporto passarão pelo viaduto que está sendo erguido no encontro do acesso Norte com a BR-406. Enquanto a estrutura não é concluída, é preciso cruzar a faixa onde veículos trafegam no sentido contrário, Ceará-Mirim/Natal.

Ao entrar no acesso, o primeiro trecho, com pouco mais de 500 metros, é de areia e barro, uma parte já preparada com rolo compressor. O trecho seguinte, com extensão aproximada em 1,5 km, visualmente se assemelha ao asfalto, mas está ainda na imprimação, uma camada de óleo que precede o piche do asfalto propriamente dito. No restante do percurso sob responsabilidade do Governo – até cerca de 4 km antes do aeroporto – o asfalto está concluído, mas falta sinalização horizontal.

Desde quando se entra da BR-406 em direção ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, as únicas placas que os motoristas encontram são as que tem logomarca da Copa do Mundo e  indicando o caminho até o terminal aeroportuário. Não há sinalização relativa à velocidade máxima permitida, ou qualquer outro tipo de placa. Também não havia sinalização das faixas de veículos na rodovia. Paralelamente, em alguns trechos mais próximos à BR-406, homens trabalhavam na construção do meio-fio da estrada, enquanto outros ainda aguardam a delimitação lateral da pista.

Iluminação
Dos trabalhos vistos em execução pela reportagem, provavelmente o relativo à iluminação é dos mais atrasados. Dentro do percurso, trabalhadores da empresa Servlight, contratada por licitação pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para o serviço de posteação e iluminação, ainda cavavam, no canteiro central, o espaço onde ficará a base dos postes.

Entre o viaduto que está em construção e a guarita da Inframérica serão colocados 290 postes de iluminação com luz branca e fiação subterrânea, segundo o executor de obras responsável pelo serviço, Arthur Gondim. Ele afirma que até o fim de maio, no ritmo que está trabalhando – com três ou quatro equipes de três homens – até o fim de maio é possível concluir apenas 150 postes.

“Para que a gente fizesse todo o percurso, da BR-406 até a guarita da Inframérica, precisaria de uns 60 dias”, estimou. Gondim frisa que por não trabalhar com maquinário, o número reduzido de trabalhadores dificulta o andamento do serviço, estimando em 50 homens trabalhando para cumprir o prazo, além de depender do serviço rodoviário delimitar o meio-fio para então poder fazer a marcação dos postes.

O serviço de iluminação foi licitado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. De acordo com o prefeito Jaime Calado, todo o serviço estará pronto no dia 17 deste mês, antes da data que a Inframérica anunciou para início das operações.

Viaduto
Além do que está sendo feito no acesso Norte, uma obra complementar inclui duplicação de parte da BR-406 e um viaduto. Essas duas obras não tem prazo de conclusão, segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER/RN). No trecho da duplicação, de cerca de 4 km, também foi feito serviço de iluminação, com outros 102 postes, dos quais 90 foram colocados e os 12 restantes serão colocados até o fim deste mês.  

Responsável pelos serviços de construção da rodovia, o DER/RN afirmou, através da assessoria de imprensa, que as obras sofrerão atrasos, mas garantiu que, apesar de não ter uma data específica para conclusão das obras, haverá “acessos para o início das operações no aeroporto”, previsto para o dia 22 de maio.

CRONOLOGIA
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves foi concedido à iniciativa privada em 2011, após ser adiado desde os anos de 1990 por falta de recursos públicos para construí-lo. Foi o primeiro terminal aeroportuário do Brasil a passar pelo processo de concessão. O consórcio Inframérica, escolhido para construir e administrar o empreendimento pelos próximos 28 anos, ganhou com lance de R$ 170 milhões em leilão, 228,82% acima do valor mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em relação às obras de acesso ao novo aeroporto, a construção foi licitada em 2010 e deveria ter começado em outubro de 2011, com previsão de conclusão em 15 meses. No entanto, a obra só começou ano passado. O Governo do Estado chegou a anunciar o dia 15 de abril como data para conclusão dos acessos.

Um dos problemas que o projeto dos acessos enfrentou foi a desistência da construtora Queiroz Galvão, ganhadora da licitação. A EIT Engenharia, segunda colocada, foi convocada e assumiu os serviços.

A garantia do Governo do Estado é de que no dia 22 de maio os acessos Norte e Sul estarão prontos. Os percursos são de 12,15 km no acesso norte, pela BR-406, e 17,97 km de acesso sul, vindo pela BR-304. Há ainda uma terceira opção, de 2,4 km, que liga à RN-160 passando por São Gonçalo do Amarante.  Durante o mês de abril, as obras enfrentaram chuvas, que complicaram os serviços de construção dos acessos. No dia 15 de abril, data anunciada inicialmente para início das operações, chegar ao local só seria possível em meio às máquinas e à lama que ainda ocupava trecho de 1 km do acesso norte.

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