Natal
Governo decreta Situação de Emergência pela Seca no RN
Publicado: 16:05:00 - 06/09/2019 Atualizado: 16:19:12 - 06/09/2019
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou que decretará, na próxima semana, situação de emergência por conta da seca em 81% dos municípios potiguares. O decreto será publicado na edição da próxima terça-feira do Diário Oficial do Estado do RN.

Emanuel Amaral
O programa emergencial para a seca foi criado em 2012 para recuperar e preservar a atividade em áreas em situação de emergência

O programa emergencial para a seca foi criado em 2012 para recuperar e preservar a atividade em áreas em situação de emergência



Ao todo, a situação de emergência pela seca atinge 135 municípios, que foram definidos por um comitê de ações emergenciais no combate aos efeitos da seca. Para efetuar a escolha, o comitê levou em consideração análises técnicas de diversos órgãos que integram o comitê.

A situação de emergência pela seca facilita o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços que minimizem os impactos causados pela escassez de chuvas. Os relatórios da Caern, que também embasam a decisão, mostram que dois municípios potiguares estão em colapso no abastecimento de água: Paraná e São Miguel. Já as cidades quem ficam de fora do decreto estão localizadas na faixa litorânea leste.

O Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca é formado pelo Gabinete Civil, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Recursos Hídricos, Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Caern e Emparn.



Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte