quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Governo do Estado quer adquirir imunizante russo

- Publicidade -
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Consórcio do Nordeste, iniciou contato o laboratório União Química para aquisição da vacina Sputnik V, de origem russa. A ideia é ampliar a disponibilidade de vacinas à população. A informação foi confirmada pela governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira (15), no lançamento oficial do programa RN + Vacina, que vai monitorar em tempo real o avanço da campanha de imunização no Estado. Próxima segunda-feira (18) começa o autocadastramento da população no sistema virtual desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). 
No lançamento da Plataforma RN + Vacina, a governadora Fátima Bezerra detalhou intenção de adquirir doses da vacina russa
#SAIBAMAIS#Semana que vem, Fátima Bezerra viaja a Brasília para reunião dos governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Há a expectativa que o encontro marque o início simbólico da campanha de vacinação no Brasil. As primeiras doses de vacina contra a covid-19 estão previstas para chegar aos Estados dia 20. Mas tudo ainda depende de um aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deverá sair neste domingo (17). O órgão avalia as vacinas de Oxford e a Coronavac (desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo).     
A informação sobre a intenção de adquirir doses da vacina russa foi dada inicialmente pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste e também é o coordenador da área vacinas do Fórum dos Governadores Brasileiros. Segundo ele, o plano inicial é comprar 50 milhões de doses do imunizante que serão distribuídas para os nove Estados  nordestinos. “A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A [farmacêutica] União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva dessas doses”, disse o governador Wellington Dias.
Iniciativa 
A iniciativa para adquirir doses dessa vacina, entretanto, enfrenta um problema no Brasil. A Anvisa determinou que a análise do pedido para uso emergencial só sairá após o início de estudo clínico realizado no País. Diante disso, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou em rede social que vai entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a liberação do imunizante russo. 
“Determinei à Procuradoria Geral do Estado da Bahia que ingresse com uma ação no Supremo Tribunal Federal para que possamos efetivar a compra direta da vacina russa Sputnik V, com a qual já assinamos um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses”, afirmou Rui Costa em uma postagem fixada no seu perfil no Twitter, nesta sexta-feira (15). 
E acrescentou: “Não podemos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal. Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado. Precisamos reagir”, postou o governadora. De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a Sputnik tem estudos com 44 mil pessoas e possui mais de 90% de eficácia comprovada, segundo o laboratório russo Gamaleya.











- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas