Governo do RN oficializa retorno dos treinos de futebol no dia 15 de julho

Publicação: 2020-07-08 14:45:00
Ícaro Carvalho
Repórter

O Governo do Rio Grande do Norte oficializou o retorno dos treinos de futebol no Estado a partir do próximo dia 15 de julho. Os jogos do Campeonato Potiguar poderão ser retomados no dia 1º de agosto. 

A decisão pela liberação aconteceu após a aprovação do protocolo feito pela Federação Norteriograndense de Futebol por parte do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), conforme antecipou a reportagem da TRIBUNA DO NORTE nesta quarta.
Créditos: Adriano AbreuJogos do Campeonato Potiguar voltam dia 1º de agostoJogos do Campeonato Potiguar voltam dia 1º de agosto
A informação pela liberação dos treinos foi dada pelo presidente da FNF, José Vanildo, que disse ter sido informado da volta dos treinamentos pelo Secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, interlocutor do Governo com a federação.

Com o parecer positivo do comitê científico, submetido os protocolos da Federação norteriograndense de futebol, o comitê autorizou e o Governo do Estado vai seguir a recomendação: os treinos das equipes de futebol serão iniciados no dia 15 de julho, concomitantemente ao início da segunda fração da primeira fase e da primeira fração da segunda fase. O Campeonato Potiguar fica marcado para o dia 1º de agosto. Tudo isso baseado no parecer e condicionado a que não haja mudanças abruptas no cenário atual da pandemia", disse Carlos Eduardo Xavier, em entrevista coletiva.

O Campeonato Potiguar 2020 ainda tem 14 partidas restantes a serem disputadas, sendo sete delas válidas pela Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Estadual. O ABC venceu o primeiro turno e já garantiu vaga na Copa do Brasil de 2021 e também na Série D 2021, além de presença na próxima edição da Copa do Nordeste.

Nesta terça-feira, 7, a Copa do Nordeste anunciou o retorno da competição em sede única no dia 21 de julho. Os jogos vão acontecer na Bahia e a Liga do Nordeste vai custear os testes para coronavírus, alimentação e hospedagem das equipes que disputam o torneio. A competição ainda possui um jogo relativo a primeira fase e partidas das etapas subsequentes, incluindo a final. América e ABC jogam o torneio, mas só o Alvinegro possui chances de avançar de fase.

Com os treinos proibidos no Rio Grande do Norte, o América viajou na semana passada à Pernambuco, em Camaragibe, para realizar seus treinamentos. O clube gastou cerca de R$ 40 mil para fazer as atividades em outro Estado.