sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Governo do RN vai analisar legalidade de retorno das aulas presenciais em escolas privadas

- Publicidade -

O retorno às aulas presenciais na rede privada de ensino de Natal gerou dúvidas quanto à legalidade da decisão. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, nesta quinta-feira (10), o secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, disse que vai consultar a Procuradoria Geral do Estado para saber se a liberação por parte do município pode implicar em alguma responsabilização ao Estado.
Getúlio Marques entende que liberação de aulas na rede privada deveria partir do Estado
#SAIBAMAIS#De acordo com o secretário, os municípios e conselhos municipais de educação têm autonomia sobre as próprias redes, em ensino fundamental e infantil. Porém, ele entende que é o Estado que regula o funcionamento da rede privada e de ensino médio da rede pública, por isso, entende que os questionamentos sobre a área devem ser encaminhadas ao Conselho Estadual de Educação.

Apesar de entender que há a possibilidade de retorno caso o Comitê Científico ateste a biossegurança na retomada das atividades, o secretário quer a garantia legal de que o Poder Público estadual não seja responsabilizado em caso de problemas referentes à pandemia com a retomada das aulas presenciais.

“Vamos estudar, não queremos criar nenhuma disputa. O que a governadora (Fátima Bezerra) tem dito é que a prioridade é a preservação da vida. Vamos escutar as possibilidades, escutar nosso comitê, para ver se Natal está em condições. Se o comitê dá essa condição, se a escola tem as condições de biossegurança em dia, isso é possível, como já foi apontado. Vamos ver com a nossa procuradoria se isso tem implicação para nós, se ocorrer problemas, se vai ter responsabilização para a gente. Vamos estudar hoje com a PGE”, disse o secretário.
“Não temos problemas de disputa, mas nas questões legais, devemos verificar, mas no nosso entendimento deveria ser primeiro o estado, com o conselho, fazendo a indicação. Não posso dizer isso de maneira firme, pois não tenho indicação da nossa procuradoria estadual”, ponderou Getúlio Marques.
Ouça entrevista abaixo:

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas