quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Governo estuda alternativas de abastecimento

- Publicidade -

A condição de seca, ocasionada pela pouca chuva nos últimos cinco anos, gerou uma crise hídrica sem precedentes no Rio Grande do Norte. O Governo reeditou o estado de emergência em 153 municípios, dos quais 17 estão com o abastecimento em colapso (14 deles no Alto Oeste e três no Seridó), e outros 77 enfrentam rodízio no fornecimento de água.

Adutora emergencial de Caicó, que levará água da Armando Ribeiro, está em fase final de testes
Adutora emergencial de Caicó, que levará água da Armando Ribeiro, está em fase final de testes

#SAIBAMAIS#“A pouca recarga não tirou o RN do estado crítico, por isso apresentamos duas propostas para minimizar os efeitos da seca: a primeira é remanejar captação de água da Armando Ribeiro Gonçalves para dentro do reservatório, assim aproveitamos melhor o volume morto (reserva técnica da barragem); a outra é perfurar um novo poço em Afonso Bezerra para abastecer Alto do Rodrigues, Pendências, Macau e Guamaré”, adiantou Ivan Lopes Júnior, secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Ivan informou que, com o novo poço, diminuiria a retirada de água da Armando Ribeiro Gonçalves. As propostas já foram apresentadas à Caern e à Defesa Civil, tiveram aval da Agência Nacional de Águas (ANA), e aguardam liberação de recursos federais para serem executadas. A perfuração do poço em Afonso Bezerra e a construção da nova estação para captação de água na Armando Ribeiro Gonçalves estão orçadas em R$ 90 milhões.

A Semarh ainda destacou a recuperação e instalação de 100 dessalinizadores (para água salobra) em cidades das regiões Central, Seridó e Alto Oeste; e a perfuração de 1,3 mil poços desde 2015, com aproveitamento de 40%. “Dentro da média nacional”, garantiu Ivan.

O secretário também citou a Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro com recursos federais, que continua em curso abastecendo a zona rural de municípios em estados de emergência; e a retomada em maio da Operação Vertente, de responsabilidade do Governo do Estado, nas zonas urbanas das cidade com abastecimento em colapso.

Engate rápido
A adutora emergencial de Caicó, que irá levar água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves até o Seridó, está na fase final de testes. O equipamento foi construído pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), e a expectativa da Semarh e do Instituto de Gestão das Águas – Igarn é que a nova adutora de engate rápido comece a funcionar o quanto antes.

Josivan Cardoso, diretor presidente do Igarn, alertou para a recarga nula no açude Itans em Caicó, e o Gargalheiras em Acari. “O monitoramento de reservatórios e o controle do uso da água, pelo Igarn, permanece. E com o colapso iminente do abastecimento em Caicó, a operação da nova adutora é uma necessidade”, frisou.

O Igarn monitora 47 reservatórios com mais de 5 milhões de metros cúbicos de capacidade. Cardoso destacou que, “se continuar com a mesma vazão de hoje e não cair mais nenhuma gota de água de chuva”, três reservatórios deverão entrar em volume morto até o mês de junho deste ano e outros três até dezembro (entre eles o Armando Ribeiro Gonçalves, que está com 19,13% de sua capacidade de armazenamento). A situação do outro grande reservatório de água para uso humano, o Santa Cruz do Apodi, está com capacidade de 22,09%.

As projeções do Instituto dão conta de que doze reservatórios devem atingir, se não chover, o volume morto a partir de 2018. Atualmente há 18 já em volume morto e onze secos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas