Governo Federal libera auxílio emergencial para mais 805 mil pessoas

Publicação: 2020-08-04 00:00:00
A+ A-
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou nesta segunda-feira (3) que o Ministério da Cidadania autorizou a inclusão de 805 mil novos beneficiários no programa de Auxílio Emergencial de R$ 600, pago pelo governo federal para combater a crise econômica provocada pela pandemia da covid-19. Além dessas pessoas, outras 345 mil tiveram o cadastro revalidado para receber as parcelas 3, 4 e 5 do Auxílio. Com isso, o número de beneficiários do programa chegou a 66,2 milhões.


Créditos: Arquivo TNOs saques do auxílio, em dinheiro, começam no dia 8 de agosto e seguem até 17 de setembro para evitar aglomerações nas agênciasOs saques do auxílio, em dinheiro, começam no dia 8 de agosto e seguem até 17 de setembro para evitar aglomerações nas agências


Segundo Guimarães, as 805 mil pessoas ainda não haviam recebido nenhuma parcela do auxílio emergencial. Já as outras 345 mil chegaram a receber os dois primeiros pagamentos e foram revalidadas pelo Ministério e passarão a receber as três parcelas seguintes.
Os novos habilitados que nasceram entre janeiro e maio (483 mil) receberão o crédito na conta poupança digital social da Caixa já na próxima quarta-feira (5). Os nascidos nos demais meses seguirão o cronograma de pagamentos que já vinha sendo usado pelo banco, com os depósitos até o dia 26 de agosto. 

Os recursos depositados nas contas digitais podem ser usados para pagamentos e transferências, por meio do aplicativo Caixa Tem. Já os saques em dinheiro do auxílio seguem outro cronograma do banco - de 8 de agosto a 17 de setembro -, para evitar aglomerações. "Não há necessidade de chegar cedo às agências, antes da abertura. O pagamento está sendo feito com tranquilidade de todos os beneficiários", afirmou Guimarães.

A inclusão de 1,150 milhão de cadastros habilitados para receberem o auxílio emergencial foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União. "Seguimos firmes na determinação do presidente Jair Bolsonaro de não deixar ninguém para trás. Atuamos com transparência e estamos fazendo o benefício chegar a quem realmente necessita. Em poucos meses, o Governo Federal foi capaz de retirar o maior contingente de pessoas da extrema pobreza da história recente do Brasil", afirmou, em nota, o Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

A Caixa continua o cronograma de pagamentos da terceira parcela do Auxílio Emergencial dos primeiros aprovados e de lotes residuais da primeira e segunda parcelas. Os nascidos em Abril poderão sacar a terceira parcela no próximo sábado (8), quando também sai a quarta parcela para o primeiro ciclo, atendendo a 3,8 milhões de pessoas.

Calendário
Crédito em conta poupança digital social

05 de agosto
Nascidos de janeiro a maio (483 mil)

07 de agosto
Nascidos de junho (96 mil)

12 de agosto
Nascidos de julho (98 mil)

14 de agosto
Nascidos de agosto (96 mil)

17 de agosto
Nascidos de setembro (97 mil)

19 de agosto
Nascidos de outubro (96 mil)

21 de agosto
Nascidos de novembro (91 mil)

26 de agosto
Nascidos de dezembro (94 mil)