quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Governo intervém no fundo de pensão da Varig

- Publicidade -

Brasília – O governo jogou uma pá de cal nas pretensões de parte dos  funcionários da Varig de salvar a companhia ao decretar ontem a intervenção  no fundo de pensão Aerus. Os empregados da Varig queriam sacar parte dos recursos  da entidade para capitalizar a empresa. Junto com a intervenção, a Secretaria  de Previdência Complementar (SPC) decretou a liquidação extrajudicial dos planos  de benefícios patrocinados pela Varig no Aerus. O fundo também tem planos patrocinados  por outras companhias aéreas, que foram preservados. 

O titular da SPC, Adacir Reis, nomeou como interventor no fundo e liquidante  dos planos Erno Dionízio Brentano, que já participava da gestão do Aerus como  administrador especial. Com a liquidação extrajudicial dos planos patrocinados  pela Varig, nem os aposentados e pensionistas da companhia aérea têm qualquer  garantia de que vão continuar recebendo seus benefícios. O mais provável é que  isso não aconteça. Embora não tenha divulgado o patrimônio do fundo de pensão,  a SPC está convencida de que os recursos disponíveis não são suficientes para  honrar os compromissos.  Caberá ao liquidante apurar os ativos dos planos e estabelecer a quantia a que  cada participante terá direito, a título de ressarcimento. De acordo com a SPC,  recebem primeiro os aposentados e pensionistas. Em segundo lugar, os participantes  que já tinham condições de solicitar a aposentadoria mas ainda não o fizeram,  e, por fim, os chamados participantes ativos – funcionários que estavam pagando  para ter direito ao benefício no futuro.

Justiça determina arresto de bens da Varig

 A Justiça do Trabalho concedeu ontem liminar a trabalhadores da Varig que determina o arresto (apreensão) dos bens da empresa aérea como garantia do pagamento de passivo com trabalhadores.

Os bens serão transferidos para uma empresa chamada Varig Operacional e administrados pela consultoria Alvarez & Marsal, contratada para comandar a implementação do plano de recuperação da companhia.

Passam para a Varig Operacional a malha de serviços, a marca Varig, o programa Smiles, as receitas relacionadas ao transporte aéreo, as instalações, equipamentos e contratos de leasing de aeronaves, entre outros bens. Na prática, esses bens passam para as mãos dos trabalhadores e ficarão protegidos contra ações movidas por credores da Varig, que enfrentarão maior dificuldade caso tentem recuperar os créditos passados para a Varig Operacional pois as dívidas de R$ 7 bilhões permanecem com a empresa antiga.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas