Governo lança programa Ronda Cidadã em Mossoró

Publicação: 2017-01-12 00:10:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), apresentou à imprensa todos os passos da implantação do programa Ronda Cidadã, no município de Mossoró, nesta quarta-feira (11). Na ocasião, o governador Robinson Faria entregou tablets para serem instalados nas viaturas, além de equipamentos de proteção individual e uma base móvel para o projeto.
rayane mainaraO governador Robinson Faria entregou à PM tablets para serem instalados nas viaturas que vão circular na área do projetoO governador Robinson Faria entregou à PM tablets para serem instalados nas viaturas que vão circular na área do projeto

O programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem que haja prejuízo no policiamento repressivo. Inicialmente, o projeto abrigará quatro bairros (Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões) atendendo uma população de 62 mil habitantes.

"O Ronda Cidadã surgiu com sucesso em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi aplicado com muito sucesso também na Colômbia. No Brasil o programa existe no Ceará e no Rio Grande do Norte, implantado por nossa administração nas regiões leste e oeste de Natal. Obtivemos sucesso com a redução dos índices de violência e com aprovação de 70% da população", explicou o governador Robinson Faria.

Um das fases da implantação do Ronda é a implementação dos avanços tecnológicos. "É importante ressaltar que o programa é composto de várias etapas. Começamos hoje com a instalação dos tablets e faremos logo em seguida a capacitação dos policiais. Por isso, iniciaremos o Ronda no dia 06 de março, em pleno funcionamento", apontou o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra.

Os tablets – equipamentos recebidos durante a Copa do Mundo de 2014 - serão instalados nas viaturas permitindo saber em tempo real a localização, as escalas operacionais e a rotina diárias das equipes. A tecnologia de comunicação foi desenvolvida sem custo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em Natal e região Metropolitana, de acordo com o coordenador de Programas para a Cidadania, Capitão Rodrigo Couceiro, incialmente os tablets foram testados nas viaturas da Força Nacional e depois foi realizada a capacitação dos policiais responsáveis pela parte de operações.

A capacitação dos envolvidos nas ações é outro aspecto considerado pelo programa. Na próxima segunda-feira (16), as Polícias Civil e Militar iniciarão os cursos com 30 agentes da segurança que atuarão no Ronda.

As reuniões com os conselhos comunitários, um dos principais pilares do Ronda Cidadã, será realizada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o Comandante Geral, Sócrates Vieira, serão realizadas palestras sobre prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e afogamentos. A Polícia Civil atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica. Esse acesso às informações é importante porque as vítimas desse tipo de violência serão visitadas pela equipe do Ronda Cidadã.

O comandante da Polícia Militar, coronel Azevedo disse que o Ronda Cidadã "melhora a prestação do serviço policial e efetivamente reduz os índices de violência nas áreas onde ele atua. Utilizamos ações pró-ativas de assistência à população, em conjunto com a área social do Governo, e ações reativas, de atendimento às ocorrências. Visitamos escolas e instituições comunitárias criando uma proximidade e confiança entre a população e o policial".

O evento contou também com a presença do comandante Corpo de Bombeiros, Sócrates Vieira, e do Delegado Geral da Polícia Civil, Claiton Pinho.

Governo instala estruturas do Procon e Ipem em Mossoró
No primeiro dia da agenda de trabalho em Mossoró, o governador Robinson Faria ontem (11), também instalou o programa Café do Trabalhador, o Procon Estadual e o laboratório de análise de produtos do Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem) no município. As três estruturas da administração estadual passam a funcionar na rodoviária da cidade, favorecendo o acesso da população aos serviços prestados.

O Café do Trabalhador, conduzido pela Secretaria Estadual da Assistência Social (Sethas), vai oferecer 100 refeições matinais de segunda a sexta-feira no valor simbólico de R$ 0,50. O programa se assemelha ao Restaurante Popular, mas a comida é servida nas primeiras horas da manhã.

O Procon Estadual já chega à segunda maior cidade do estado com capacidade máxima de atendimentos, retirando dúvidas, recebendo pedidos de audiência e realizando audiências em defesa do direito do consumidor. O órgão possuía 13 unidades no interior, além das duas na capital, e nenhuma em Mossoró.

Também com grande relevância para a garantia dos direitos do consumidor, o laboratório do Ipem vai permitir a fiscalização eficiente dos produtos comercializados em Mossoró e municípios vizinhos em relação ao peso e quantidade.

Ao anunciar o início dos novos serviços o governador Robinson Faria registrou que "o Procon Estadual não existia em Mossoró e agora a população tem onde reclamar seus direitos e reparar possíveis enganos na aquisição de produtos e serviços. O laboratório do Ipem chega para assegurar que a população está comprando produtos na quantidade e qualidade especificadas. E o Café do Trabalhador vem  para garantir alimentação boa e barata para quem mais precisa".

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários