quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Governo lança programa de auxílio no aprendizado de inglês

- Publicidade -

Brasília (AE) – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançou ontem o programa Inglês sem Fronteiras, destinado a facilitar o desempenho acadêmico nas universidades federais e a vida de 101 mil estudantes brasileiros que vão estudar com bolsas no exterior até 2014. O programa, se evoluir bem no ensino superior, poderá ser estendido ao ensino médio em todo o País. “É uma língua fundamental para as ciências em âmbito internacional”, afirmou Mercadante.

Na primeira etapa do programa, que começa em fevereiro, cerca de 40 mil universitários de todos as áreas receberão auxílio no aprendizado da língua. O MEC contratou 500 mil exames a serem aplicados em 2013 nas universidades federais para a seleção. “Feito o exame, vamos saber qual é a competência do aluno no inglês. Se ele tiver proficiência suficiente para entrar numa universidade de língua inglesa, ele fará curso presencial. Se não tiver ainda, vai receber a senha para fazer o curso a distância, que também é de altíssima qualidade”, explicou.

Mercadante informou que serão oferecidas imediatamente 100 mil senhas para o curso a distância. Os testes serão aplicados por instituições certificadas. Ao longo do programa, serão desenvolvidas ações para credenciamento das instituições para desenvolvimento dos exames de proficiência exigidos nos casos de intercâmbio, como o Test of English as a Foreign Language (Toefl) e o International English Language Testing System (Ielts), que permitem maior fluxo de inscrições no programa Ciência sem Fronteiras.

Durante o lançamento do programa, com a presença também do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, foi apresentada a nova forma de pagamento das bolsas do Ciência sem Fronteiras, que será feita por meio de um cartão pré pago do Banco do Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas