sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Governo libera verba para ‘pipas’

- Publicidade -

þEnquanto o inverno não chega ao sertão nordestino, o Governo Federal vai liberar R$ 57 milhões para atendimento emergencial aos municípios em situação de emergência. A maior parte dos recursos é destinada à contratação de serviços de distribuição de água nas áreas afetadas pela seca. A informação é da assessoria de imprensa do ministro Pedro Brito através da página do Ministério da Integração Nacional na internet. De acordo com a informação, a Operação Pipa será retomada de imediato pelo Exército e atenderá, inicialmente, 260 municípios de seis estados nordestinos assolados pela seca – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Em 2006, a Secretaria Nacional de Defesa Civil homologou 56 decretos de emergência oriundos de municípios do Rio Grande do Norte, dos quais 54 em conseqüência da estiagem, e dois provocadas por enchentes durante o período de inverno – Macau e Natal.

De acordo com a Defesa Civil, 52 desses decretos venceram em dezembro. Quatro (Jardim de Angicos, Jucurutu, São Pedro do Potengi e Serra Caiada) se vencem em janeiro e fevereiro deste ano.

Em relação aos desastres provocados pelas chuvas, que vêm atingindo principalmente o Sudeste do País, a Secretaria Nacional de Defesa Civil está aguardando a avaliação dos danos por parte dos Estados e municípios afetados para prestar a ajuda que for necessária.

A liberação dos recursos atende a reivindicações de prefeitos que enfrentam dificuldades para levar água potável até as comunidades rurais, as mais afetadas pela estiagem. Quando esteve participando do Encontro de Bispos do Nordeste, em Campina Grande (PE), no final de novembro do ano passado, o ministro prometeu empenho para o atendimento das sugestões contidas na Carta de Campina Grande.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas