quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Governo paga hoje 20% do 13º aos servidores

- Publicidade -

Como anunciado no início deste mês, o Governo do Estado paga hoje, dia 16, a primeira parcela (equivalente a 20%) do 13º salário de 2014. O volume de recursos injetado na economia será de R$ 55 milhões. A 2ª parcela (equivalente a outros 20% do total) será depositada no dia 18 de agosto e a 3ª (60% restantes) no dia 20 de dezembro. O  fracionamento foi a solução encontrada pela administração estadual para cumprir com a obrigação legal.

O recurso para pagamento do benefício é proveniente de cortes nos gastos das secretarias e órgãos vinculados ao Governo do Estado. O titular da secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), Francisco Obery Rodrigues Júnior, descartou a possibilidade de o Estado contrair empréstimo para este fim, à exemplo de 2010, quando o pagamento do 13º foi feito por meio de antecipação de receita, empréstimo junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) de R$ 7 milhões e recursos de outras fontes.

“Tenho resistido a esse expediente, para não ocorrer de deixarmos dívidas para a futura gestão. Já temos uma parte dos recursos por meio do provisionamento, mas não o suficiente para o adiantamento integral dos 40%”, explicou Rodrigues durante reunião onde anunciou o parcelamento da  antecipação do décimo-terceiro para os servidores.

Obery Rodrigues afirma que as receitas do Estado  apresentam crescimento nominal (sem descontar a inflação do período) de 8,2%  no primeiro semestre deste ano  na comparação com o mesmo intervalo de 2013 e que as projeções apontam para manutenção deste patamar ao longo do ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas