sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Governo pede plano emergencial para melhoria do Porto de Natal

- Publicidade -
A governadora Fátima Bezerra (PT) disse que a questão do Porto de Natal é preocupante. Ela confirmou que recebeu o comunicado da empresa CMA CGM relatando problemas de segurança. Fátima Bezerra afirmou que de imediato mandou ofício à Secretaria Nacional dos Portos e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, com um relato do que vem ocorrendo com o Porto de Natal.

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, receberá nos próximos dias solicitações para instalar o scanner no Porto de Natal


Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, receberá nos próximos
dias solicitações para instalar o scanner no Porto de Natal

#SAIBAMAIS#Ela disse que também falou com o senador Jean Paul Prates (PT) e com o coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte, deputado Rafael Motta (PSB) para procurar uma saída junto ao Governo Federal, a quem pertende toda a infraestrutura portuária de Natal.

Fátima disse que apelou ao Governo Hederal a execução de um plano emergencial para o porto, que não pode ficar parado devido à sua importância para a economia do Estado, prejudicando principalmente as exportações de frutas, que é uma das principais pautas do comércio exterior do Rio Grande do Norte.

“Solicitei plano emergencial ao Governo Federal no sentido de tomar as medidas necessárias para garantir a segurança do Porto de Natal. Hoje tomei conhecimento, por meio de ofício da empresa francesa que atua no local, de quadro preocupante. Enviei ofício ao ministro de Infraestrutura e à Secretaria de Portos solicitando providências. O porto é estratégico para a economia do estado”, disse a governadora, pelo Twitter.

Os parlamentares federais do Rio Grande do Norte também foram contatados pela governadora para se mobilizarem junto ao Governo Federal. Na última terça-feira, 19, o deputado federal Walter Alves (PMDB) já havia apresentado ao Ministério da Infraestrutura um requerimento solicitando a instalação do scanner. O deputado federal Eliézer Girão (PSL) também mandou requerimento solicitando a instalação

Fiern
A notícia de que as exportações de Natal para a Europa estão suspensas durante o mês de março, comunicada para os exportadores através da CMA CGM, preocupa a classe produtiva do Rio Grande do Norte. Com a suspensão das atividades, para o escoamento de mercadorias, segundo a Fiern, eles terão de recorrer ao Porto do Pecém, no Ceará, ou ao Porto de Suape, em Pernambuco. Isso aumenta os custos com o transporte dos produtos até esses terminais, além da taxa cobrada para a exportação nesses portos ser mais cara do que a fixada em Natal.

O presidente da Federação de Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales de Araújo, externou preocupação com a informação da suspensão da CMA CGM.  “Essa decisão unilateral e divulgada de forma pouco clara para todos os envolvidos é desrespeitosa e precisa ser esclarecida urgentemente”, disse Amaro. “Sabemos que a grande maioria dos exportadores do estado que usam o Porto de Natal é de empresas idôneas, que sofrerão os prejuízos de terem que enviar suas cargas para outros portos. Cada escala desses navios leva entre 300 e 500 contêineres para o mercado europeu, principalmente de frutas e de outros produtos também”.

A empresa CMA CGM não fez qualquer pronunciamento oficial sobre tal decisão e a Codern, administradora do porto, emitiu nota negando ter sido avisada oficialmente da suspensão.  O empresário Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, informou para a FIERN que recebeu a notícia por meio de despachantes. A informação também foi recebida pelo presidente do das empresas de reciclagem, o Sindirecicla, empresário Roberto Serquiz, diretor da FIERN.

De acordo com a Federação, os empresários esperam uma urgente solução para sanar esse problema. O presidente da Fiern lembrou que o mercado mundial está cada vez mais competitivo e que o RN não pode mais conviver com esse tipo de problema. “O Brasil precisa urgentemente melhorar e profissionalizar cada vez mais sua infraestrutura logística de exportação, discutir e avançar na privatização dos seus portos e aeroportos que ainda estão sob gestão pública, sob pena de perdermos competitividade e termos nosso desenvolvimento limitado por essa situação crônica de falta de recursos públicos para investimentos”, disse.

Codern

A Companhia de Docas do RN informou que o pleito para a instalação de um scanner para contâineres já foi feito ao Governo Federal em outras ocasiões e que o pedido não foi atendido em razão da crise econômica que atingiu o Brasil. “Reiteramos que novos diálogos já foram iniciados e já estamos fazendo uma atualização orçamentária para a possível compra do equipamento”, disse.
Números
R$ 100 mil é o prejuízo semanal calculado pelo Coex com a suspensão das atividades da CMA CGM
400 é o número de contêineres que seriam enviados no mês de março
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas