sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Governo quer reunião com Bolívia sobre gás

- Publicidade -

Brasília – O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, confirmou  que o governo brasileiro propôs à Bolívia a realização de uma reunião  tripartite – incluindo autoridades argentinas – para discutir a situação do  fornecimento de gás natural boliviano à usina Termocuiabá, no Mato Grosso. Hubner  reconheceu que, de fato, a Bolívia terá dificuldades para atender, este ano,  todos os seus contratos de venda de gás.

Nesse cenário, o governo boliviano  já anunciou que não garante o fornecimento pleno à Termocuiabá em 2008.  A reunião com os representantes da Bolívia e da Argentina ainda não está marcada,  mas, segundo Hubner, deverá acontecer ainda no início deste ano.   A idéia do governo brasileiro é estabelecer um calendário para o abastecimento  da Termocuiabá, de modo que a usina possa receber, quando tiver de ser acionada,  eventuais sobras do gás que a Bolívia vende à Argentina e à Petrobras, por meio  do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol). “O consumo do gás tem uma certa sazonalidade. 

A idéia é tentar fazer um calendário para a utilização do combustível pela Termocuiabá  enquanto a Bolívia não regulariza sua situação”, disse, lembrando que a térmica  mato-grossense não precisa gerar energia o tempo todo, mas apenas nos períodos  mais secos, para poupar os reservatórios das hidrelétricas. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas