sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Governo renegocia dívidas de produtores rurais do Nordeste

- Publicidade -

DÍVIDAS -  Governo vai ampliar prazo de pagamento para agricultores

Publicada às 16h58

Os agricultores do Semi-Árido nordestino com dívidas anteriores a janeiro de 2001 ganharam mais prazo para quitar suas contas. Por decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião extraordinária na quinta-feira da semana passada, o governo resolveu ampliar as condições de pagamento, num esforço para recuperar os créditos concedidos.

O anúncio foi feito hoje (26) pelo assessor especial do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. Ele disse que a renegociação poderá ser feita até março de 2007 para dívidas de até R$ 100 mil, com condições “vantajosas para o devedor”. Ele explicou, no entanto que, como as realidades são as mais diferentes, as possibilidades de renegociação também variam, de modo a evitar que uns tenham mais vantagens que outros.

É o caso, por exemplo, dos pequenos produtores agrícolas, suas cooperativas e associações, que perderam culturas inteiras por causa da falta de chuvas na região e têm dívidas de até R$ 15 mil com o antigo Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera), que acabou em 1999, e com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Eles podem ganhar até dez anos mais para pagar os débitos, e quem vem pagando em dia terá desconto de até 65% no saldo devedor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas