Graças a SUSEP ficaria habilitada a contratação de seguros por meio do telefone celular

Publicação: 2020-03-24 15:19:00 | Comentários: 0
A+ A-
CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE
A implementação de novas modalidades de contratação de todo tipo de serviços já é uma realidade do nosso dia a dia. A possibilidade de adquirir algum produto sem sair de casa é um dos grandes benefícios que nos trouxe a tecnologia, ainda mais nesses tempos que estamos passando. O mercado de seguros não fica por fora dessa onda e já tem se desenvolvido a opção de contratar alguns tipos de seguros através do nosso aparelinho mais essencial: o telefone celular.   

O anúncio da SUSEP

A intenção da Superintendência de Seguros Privados é aumentar a cobertura do seguro no  Brasil e para isso o foco vai ficar na atualização tecnológica e na eficiência nos processos. De acordo com Solange Paiva Vieira, superintendente do organismo, se procura criar as condições necessárias para finalmente desenvolver a  contratação de seguros “na palma da mão”. 
Créditos: Divulgação
Tudo isso foi declarado no contexto do workshop orientado à discussão sobre a implementação do sistema de registro de operações no setor de seguros, medida que já era obrigatória para as demais operações do mercado financeiro desde o ano 2017. Desde a SUSEP se aclara que este projeto já está sendo analisado faz dez anos e que será levado à ação em um curto prazo, trazendo maior transparência, eficiência e agilidade para o setor.  

Contratar seguros desde o telefone

Como foi explicado, o registro das operações vai supor uma modernização da forma com que os dados das seguradoras e das contratações são encaminhados para a Susep. Isto permitirá produzir informação com mais agilidade  e sem defasagem de tempo. A consequência final segundo Leonardo Brasil, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Susep, será a automatização gerando menores custos para as seguradoras. 

o desenvolvimento deste tipo de medidas trará benefícios, não só para as companhias, que poderão reduzir custos, mas também se traduz na possibilidade dos clientes de contratar serviços utilizando plataformas digitais e outros canais virtuais de um jeito mais seguro: de acordo com as autoridades, o registro favorece processos de “prevenção e combate a fraudes e lavagem de dinheiro e para o monitoramento de eventuais práticas abusivas do mercado”.

Tudo isso vem reforçar uma prática do mercado que é a contratação online. Mesmo que o setor de seguros tem muito para desenvolver ainda no que tem a ver com tecnologia, são várias as companhias que já oferecem a opção de contratar via online seguros de saúde, para dispositivos móveis, seguro de carro 0km ou usado, etc. É o caso das grandes companhias de seguros, que já disponibilizam esse tipo de canais de atendimento, como a Liberty seguros, Mapfre, Porto Seguro, entre outras. 

Em síntese, é clara a intenção dos organismos competentes, de aproximar os serviços do setor dos seguros para o cliente, de um jeito mais ágil mas protegido e confiável ao mesmo tempo. O importante é acceder a essas possibilidades sempre tomando as precauções pertinentes: ingressar em sites oficiais, companhias reconhecidas, fazer comparações e cotações em sites online antes de contratar e, em caso de ser alvo de algum fraude, reportar o acontecido às autoridades.






CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

Deixe seu comentário!

Comentários