sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Graco.95

- Publicidade -

Graco Magalhães Alves, nosso querido Comandante Graco, chega aos 95 anos de idade, recebendo os amigos para festejá-los, logo mais à noite, no Olimpo, da Hermes da Fonseca, ares do Tirol.  Cinco anos atrás, quando ele fez 90, abri esta coluna com o título “Comandante Graco”, celebrando o grande dia que se repete hoje. Escrevi assim:
– Graco Magalhães, aviador, mineiro de São Lourenço e natalense há quase 70 anos, faz hoje 90 anos de idade. Firme que só um cadete. Oficial da FAB chegou por aqui no finzinho da Segunda Guerra Mundial, seu avião pousando na Base Aérea de Parnamirim. Passado o tempo, transformou-se em piloto civil e foi ser aviador do Governo do Estado. Serviu a mais de 10 governadores (a partir do Governo de Aluízio Alves) pilotando avião e helicóptero. Antes já tivera birô no Palácio Potengi servindo no Governo de Sílvio Pedroza, seu cunhado. Conhece muito bem, de ver e ouvir, a história política do Rio Grande do Norte.

– Graco é um cavalheiro, no sentido exato da palavra. Educado, fino, agradável de convivência e dono de uma prosa onde se percebe ainda o temperado sotaque do “mineirim”, fiel à sua terra e à sua gente. Além de aviador (militar e civil) foi empresário (agente de companha de aviação, o Loide Aéreo), fazendeiro, criador e montador de cavalos e, por muito tempo colaborador desta Tribuna do Norte. Alguns de suas crônicas estão reunidos no livro Voar é preciso, que ele publicou em 2009, com prefácio do poeta Sanderson Negreiros.

 Transcrevo um trecho do prefácio.  Escreveu Sanderson:
– Quem tiver a felicidade de ler este livro, encontrará a vida exultante de um grande homem. Não exerceu mandatos políticos, não perfilou a glória inaudita de nenhum heroísmo. Não ambicionou a meta exaustiva de nenhuma liderança. Não quis para si a fama oblíqua dos apressados e vaidosos, que sempre termina com o sol morrendo no ocaso. Aqui construiu-se um destino humano, evidenciado pela riqueza de um cotidiano que partia do chão de uma vida sem milagres, para, quase diariamente elevar-se aos céus, como piloto privilegiado que foi durante “50 anos”.

Seus amigos, todos nós, vamos brindá-lo hoje à noite, alçando as taças e copos por todas as alturas. Espero transcrever mais uma vez esta coluna daqui a 5 anos quando do centenário de nosso Comandante.

A Crise
Para a analista política Eliane Cantanhêde, de O Estadão, a crise política brasileira vai continuar. Já está explícito no título de seu comentário de ontem, “A crise continua”. Destaco alguns trechos, começando pelo começo:
-As declarações de Joesley e Wesley Batista que serão divulgadas hoje (ontem) pelo Supremo Tribunal Federal jogam Lula, Dilma, Renan, Serra e novos personagens no lamaçal da JBS. Não é só o presidente Michel Temer que parece estar afundando, é todo o mundo político.

– Quem teve acesso diz que os valores são estonteantes e a intimidade dos irmãos com os políticos é nauseante. A Odebrecht vai ficar com ciúme… E isso tudo, evidentemente, dificulta uma solução para a maior crise de que se tem notícia.
– Antes de mais nada, é preciso ressalvar que as gravações divulgadas ontem (quinta-feira) à noite são demolidoras para Aécio Neves, mas parecem menos comprometedoras para Temer. Primeiro, Joesley diz que tem mantido relações com Eduardo Cunha e Temer diz que deve manter, sim. Só depois o empresário fala nas mesadas. É diferente da versão original de que Temer teria estimulado o pagamento das mesadas.

– De qualquer forma, com PT, PSDB e PMDB mais sujos do que pau de galinheiro, além de Lula, Dilma, Aécio, Serra, Renan e, claro, Temer politicamente estropiados, as saídas para essa crise monumental parecem bloqueadas. Como fazer eleição direta, se a Constituição não prevê e se o líder nas pesquisas é réu cinco vezes e projeta mais crises? E como fazer indireta, se a legitimidade do Congresso é questionada?

Chuva
Chuvas esparsas, uma longe da outra. O boletim da Emparn registrou, ontem, chuvas caídas em apenas 13 municípios do Rio Grande do Norte, de quinta-feira para o amanhecer da sexta. A melhor delas foi no município de Florânia (Sítio Juriti), 17 milímetros.

Na região Oeste: Luís Gomes, 13 milímetros, Paraná e São Miguel, 11, Tenente Ananias, 9, Major Sales, 6, Coronel João Pessoa, 5. Teve uma chuva de 13 milímetros em Angicos, no Sertão Cabugi.

No Litoral e no Agreste, nada. Há uma semana que não chove no Agreste.

No Ceará
Ontem, segundo a Funceme, choveu em 43 municípios cearenses. As chuvas estão mais concentradas, nos últimos três dias, na região do Cariri. As três melhores de ontem foram em Granjeiro, 67 milímetros, Aurora, 59 e Várzea Alegre, 57.

Na Paraíba chuvas registradas em apenas 11 municípios. A melhorzinha em Alhandra, Litoral Sul, 16 milímetros.

Academia
Hoje, coisa das 10 horas, na Cidade de São Paulo do Potengi, tem a posse de três novos membros da sua Academia Potengiense de Letras e Artes (APLA): Cleudia Bezerra Pacheco, Haroldo Pinheiro Borges e Gustavo dos Santos Fernandes. Será na Câmara Municipal.

O presidente da APLA é Aluísio Azevedo Júnior.

O encanto de Portugal
Deu na coluna de Ancelmo Gois, de O Globo:
– Alceu Valença comprou dois apartamentos em Portugal. Aliás, há mais brasileiros comprando imóvel na Terrinha do que na Barra da Tijuca.

Boa leitura
Para este final de semana dou a sugestão para uma boa leitura:  O Livro dos Afigurares, de Franklin Jorge. São histórias dos sertões de Luís Gomes, escritas por quem sabe contar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas