sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Grafite invade a Pinacoteca

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

O colorido que desafia o concreto da cidade vai se apropriar das paredes internas do prédio centenário da Pinacoteca do Rio Grande do Norte – antigo Palácio do Governo. Cada vez mais em evidência em Natal, a arte urbana será tema de uma ampla exposição coletiva, com participação de 17 artistas, dentre nomes locais, nacionais e estrangeiros, das mais diversas técnicas e estilos, seja grafite, stencil, lambe.
Pela primeira vez, os salões do Palácio da Cultura serão banhados com o colorido da arte urbana, numa ocupação onde artistas de grafite irão criar obras inéditas nas paredes da galeria
A abertura acontece na próxima quinta-feira (25), com programação se estendendo até o sábado (27), com shows de rap e hip hop, performances, apresentações de dança de rua, feira de street art, além de uma batalha de grafiteiros. Todas as ações são gratuitas. A realização é da Pixo (associação franco-brasileira de arte urbana) em conjunto com a Casa Vermelha (ponto cultural e residência artística), e marca o lançamento da edição 2016/17 do Inarteurbana – projeto sociocultural e interdisciplinar de valorização da arte urbana.

Para a exposição foram selecionados 10 artistas via chamada pública nacional: Darlan (RN), Digone (RJ), Félix (RN), Hugh (RN), Lennonlie (RN), Patavina (RN), Pazciência (RN), Pedro Ninja (MG), Toliga (RN), Vitor Zanini (SP). A comissão de seleção foi formada Ricardo Nelson, Miguel Carcara, Jean Sartief, além da equipe do Inarteurbana. Se juntam a eles outros sete artistas convidados, os potiguares Bidal, Bruno Otávio, Marcelo Borges, Arbus e Pok, o piauiense Arthur Doomer e a francesa Mademoiselle Maurice.
O projeto integra o InArteUrbana, que reúne artistas locais e de outros estados, e irá ocupar cinco salas da Pinacoteca
“Para selecionar os artistas, observamos não apenas a estética, a linguagem e a identidade dos trabalhos deles, mas como eles se apropriam dos espaços”, comenta a coordenadora geral do Inarteurbana Agathae Montecinos. Ela explica que cada artista tem 10 m2 de parede para produzir seu trabalho e o tema é livre. “Não impusemos nada. Fizemos apenas uma reunião para mostrar o lado social e o contexto do projeto. O resto é com eles”.

A exposição vai ocupar cinco salas da Pinacoteca. Três com grafites exclusivos para a exposição aplicados diretamente na parede e duas com obras à venda dos artistas participantes.

#SAIBAMAIS#“Vamos ocupar a Pinacoteca. É um espaço muito institucional e nossa intenção é levar a arte da rua para dentro do prédio. E não apenas isso. Queremos que as pessoas que vivem ali perto apareçam. Queremos que todos reconheçam aquele espaço como seu também”, afirma a coordenadora. Agathae informa que a realização das ações contam com a autorização do Iphan, órgão responsável pelo tombamento da Pinacoteca.
Conhecida pelo personalíssimo trabalho com origamis, a artista visual francesa Mademoiselle Maurice é uma das convidadas
No pátio da instituição é onde vão acontecer os shows, feira de arte e batalha de grafite. A batalha vai contar com oito artistas competindo entre si. O resultado será visto em novembro, em exposição na Aliança Francesa. A Exposição na Pinacoteca vai até o dia 30 de setembro e também contará com ações pedagógicas, onde escolas de Natal farão visitas guiadas por mediadores.

Presente na edição de 2015, o grafiteiro mineiro Pedro Ninja foi selecionado para edição deste ano e quer aproveitar a oportunidade para dialogar o seu trabalho com a cidade e com os outros artistas participantes. “O evento tem essa importância de dizer que a cidade não é só praia. Ele leva as pessoas para a parte histórica da cidade, mostrando o ambiente urbano e a arte que produzida desse ambiente”. Em sua estadia em Natal, Pedro está convivendo com outros artistas na Casa Vermelha. “A arte urbana está muito concentrada no sudeste. O nordeste precisa dessa valorização, de ações desse tipo para mostrar seus artistas”.

Programação

Pinacoteca
Dia 25
Preliminar da batalha de grafites.
Feira de Arte | Show de Time de Patrão | Performance poética “Saliva” | Dança Esquadrão RN
Dia 26
Show Alquimia | Dança de rua
Dia 27
Show com Carcara na Viagem

Passo da Patria
Dia 25
Encontro sobre reciclagem com a artista Mademoiselle Maurice
Dia 29
Encontro sobre (re)apropriaçao do espaço publico com Claudia Gazola e convidados
Dia 29 a 31
Oficina de Origame com Max Pereira e Mademoiselle Maurice
Dia 31/08 e 1º/09
Oficina de pintura com spray com Marcelo Borges
Dias 15, 16 e 17/09
Oficina de iniciação de graffiti com Bones

Aliança Francesa
Dia 15/09
Debate sobre o desenvolvimento da arte urbana no RN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas