Grafiteiros e Mosaicistas terão novos “desafios”

Publicação: 2020-04-04 00:00:00
A+ A-
Matteus Fernandes
Repórter

As inscrições da seleção pública de credenciamento de artistas de graffiti e mosaico para a Prefeitura do Natal seguem até a próxima segunda-feira (6).  Os candidatos devem registrar interesse, preferencialmente, enviando a documentação prevista no edital via e-mail, como alternativa para não descumprir a medida de isolamento em meio à pandemia de coronavírus. Para os artistas que não tiverem como enviar os arquivos pela internet, a Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) mantém o recebimento presencial, na sede da Funcarte, no bairro Cidade Alta.

Créditos: Adriano AbreuO mural de graffiti da praia de Miami além de deixar o lugar mais belo também contribuiu para o processo de revitalização da área, que agora recebe mais banhistas e turistasO mural de graffiti da praia de Miami além de deixar o lugar mais belo também contribuiu para o processo de revitalização da área, que agora recebe mais banhistas e turistas


Os artistas de graffiti e de mosaico aprovados, após o término do processo de seleção, serão colocados em uma lista de credenciamento que os permite serem contratados pelo poder público municipal até o final deste ano.  Serão avaliados, com pesos iguais, os currículos dos candidatos e o portifólio de intervenções disponibilizados por eles. Com isso, mais obras de arte urbana como as expostas no Beco da Lama, Espaço Ruy Pereira e o mural de Areia Preta devem preencher novos pontos da cidade.

“O Graffiti tem sido uma tônica de ação de política pública, onde a cidade tem ganho verdadeiros museus abertos. E mais do que isso, nós tivemos a inclusão de artistas, que até então eram periféricos, experimentando agora um trabalho efetivo com as artes visuais”, disse o presidente da Funcarte, Dácio Galvão.

A convocação dos artistas ficará condicionada à classificação final do processo seletivo, que será disponibilizada no dia 13 de abril pelo blogue da Funcarte, bem como em edição do Diário Oficial do Município, conforme prevê o edital. No entanto, as contratações ocorrerão mediante solicitação da prefeitura, que contratará o artista de acordo com a demanda e a disponibilidade financeira e orçamentária. Cada credenciado poderá ser contratado uma única vez.

Créditos: Magnus NascimentoA escadaria de Mãe Luíza receberá trabalho de 36 mosaicistasA escadaria de Mãe Luíza receberá trabalho de 36 mosaicistas


Toda a documentação necessária para inscrição está disponibilizada no edital, que pode ser acessado no site. A disposição de um método online foi uma solução para contornar os transtornos causados pelo coronavírus, como conta a Diretora do Departamento de Projetos, Programas e Eventos Culturais da Funcarte, Odinelha Targino: “É uma experiência que, dando certo, a Funcarte pode dar sequência a esse modo de processar inscrições. Mas tem que ver o artista, não é todo mundo que tem acesso à internet e sabe fazer o uso”.

Por causa disso, para quem tiver algum problema em se inscrever pela internet, a Funcarte receberá inscrições no Setor de Protocolo de sua sede, das 8h às 14h, na próxima segunda-feira.

A diretora Odinelha Targino destacou a agilidade que a lista de credenciados oferece para acelerar o processo de contratações. “Com o credenciamento, a gente já fica com toda a documentação necessária do artista, então quando surge uma demanda facilita a prefeitura contratá-lo”, contou.

Embora o processo seletivo crie uma lista de artistas credenciados, o documento não define obras e lugares alvos das ações. No entanto, Dácio Galvão revelou lugares estudados para novas intervenções. “Vamos mobilizar 36 mosaicistas na Escadaria de Mãe Luiza.  Serão ilustrações com vários temas identitários da cidade e do estado. Nas laterais, teremos murais de graffiti”, disse ele.

Outro mural de graffiti é previsto na Travessa Pax, no bairro Cidade Alta, em homenagem ao inventor do dirigível que dá nome à via, Augusto Severo.  “Acredito que vai ser um museu aberto. Um painel contando em linguagem quadrinizada essa história. Vamos reforçar aquele espaço como uma memória viva daquele conteúdo que Augusto Severo levou à cidade e ao mundo”, explicou Dácio.

Créditos: Adriano AbreuNa Travessa Pax, na Cidade Alta Augusto Severo será lembradoNa Travessa Pax, na Cidade Alta Augusto Severo será lembrado

Interrompidas quando publicado o decreto municipal nº 11.920/2020, de 17 de março, as inscrições foram reabertas nessa sexta-feira (3) após haver um novo entendimento sobre a medida. O texto, que suspendeu eventos da Secult com mais de cem pessoas por 60 dias e paralisou eventos de editais públicos  da secretaria até o mês de julho, não interfere nesta iniciativa pois não se trata da contratação de um serviço, mas da criação de uma lista de artistas credenciados, conforme informou a própria Secult/Funcarte. O calendário permanece o mesmo: Recursos podem ser apresentados até o dia 8 e o resultado final sai no dia 13 deste mês.

Serviço:
Inscrição para lista de credenciamento de artistas de graffiti e mosaico

Público alvo: grafiteiros e mosaicistas

Prazo: segunda-feira (6)

Inscrição online: funcartenatal@gmail.com

Inscrição presencial: Sede da Funcarte, na Rua Câmara Cascudo, 434 – Centro

Telefones: (84) 3232-4956 e 3232-4951

Resultado: 13 de abril










Deixe seu comentário!

Comentários