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Gratuidade de idosos será rebaixada gradativamente

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Ao analisar os vetos, as bancadas de oposição e situação chegaram a um consenso quanto à gratuidade no sistema de transporte público. Ela não será rebaixada de 65 anos para 60 anos de forma abrupta, mas escalonada. Até 2020, os idosos a partir de 60 anos não pagarão mais passagem.

Se a diminuição da idade fosse feita de uma única vez, o impacto anual nos cofres da Prefeitura de Natal, que subsidia o pagamento, seria de R$ 7 milhões, aproximadamente. Além disso, no mesmo período, os ônibus circularão com motorista e  cobrador.  A partir do ano que vem, 60% da frota já deverá ser assim composta e, até 2020, com ágio de 10% anualmente no número de cobradores, toda a frota deverá dispor dos dois profissionais.

#SAIBAMAIS#Após a reunião, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano, saiu satisfeito com o avanço das discussões. “Houve um significativo avanço, com diálogo técnico envolvendo a bancada do governo e vereadores de oposição”. Capistrano ressaltou que todos os pontos discutidos visam promover um serviço de qualidade, à altura dos anseios da população.

A consultora técnica do Instituto RuaViva, Liane Borne, comentou que, a partir da licitação, Natal terá um sistema de transporte público similar aos de cidades como Porto Alegre e Curitiba, considerados modelos para o resto do país. O representante do Sitoparn, José Pedro dos Santos Neto, criticou o ponto relativo à utilização dos opcionais como alimentadores das linhas oficiais, operacionalizadas pelos ônibus. A definição quanto ao perfil de atuação dos opcionais será definida na próxima reunião, marcada para quarta-feira que vem na Câmara Municipal.

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