sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Greve afeta voo e antecipa viagens de Natal para a Europa

- Publicidade -

Em decorrência de uma greve dos tripulantes portugueses, a companhia aérea TAP cancelou o voo TP07, que sairia de Lisboa na tarde de hoje, às 14h50, com chegada marcada para as 19h30 no Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. De acordo com a companhia, passageiros que tinham voos agendados para hoje e sábado (1º) com saída de Lisboa – datas programadas para as paralisações – foram comunicados da situação e puderam escolher opções para não se prejudicar. Em Natal, quem contava com os voos da TAP para ir a Europa teve que antecipar a viagem.

O português Jornal de Notícias informou em matéria publicada ontem que estão previstas novas paralisações, para os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Na publicação, o jornal diz que dos 320 voos da companhia previstos para hoje, 134 teriam sido mantidos.

Conforme o jornal, o motivo alegado pelos grevistas seria o suposto desrespeito por parte da TAP aos direitos trabalhistas previstos em acordo coletivo, entre eles a concessão de um fim de semana livre aos funcionários a cada sete semanas de trabalho e o descumprimento de direitos de mães com filhos em idade de amamentação. O jornal diz ainda que a greve ocorre em meio a um processo de privatização da TAP em Portugal.

Em nota, a TAP informou que tem trabalhado para minimizar os efeitos da paralisação e orienta os passageiros que puderem trocar a data de suas viagens a entrar em contato com a TAP ou com o agente de viagens.

“O cliente agendado para estas datas poderá realizar alterações de seu bilhete para dias alternativos. O passageiro também poderá optar pelo reembolso dos bilhetes para viagens nas mesmas datas ou ainda poderá obter um crédito para voar no futuro”, divulgou a TAP em nota. “É importante ressaltar que não serão cobradas quaisquer taxas pela alteração e/ou reemissão dos bilhetes”, ressaltou a companhia.

A TAP também disponibilizou como canais para informações adicionais o site da companhia, a página da empresa no Facebook e ainda o telefone 0300.210.6060.

Antecipação
Quem se programou para viajar à Europa nas datas previstas para a greve, o jeito foi antecipar o dia da viagem. Conforme a gerente da Arituba Turismo, Mirella Meirelles, os 83 passageiros da agência que tinham voos marcados nos dias 30 de outubro e 1º de novembro já embarcaram na madrugada de ontem para Lisboa.

“Antecipamos todos para o voo do dia 29. Foi uma medida preventiva, inclusive os voos ainda se encontram no sistema, mas como alguns dos nossos passageiros iam fazer cruzeiros, achamos melhor antecipar para ter a garantia de que eles chegariam na hora certa”, disse a gerente. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no RN (Abav-RN), Abdon Gosson, o voo da madrugada de ontem saiu de Natal 100% ocupado para driblar a greve. “Muita gente antecipou os voos”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas