sexta-feira, 29 de março, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Greve irá impactar no crescimento do PIB, diz economista

- Publicidade -

Entrevista – Távio almeida
consultor de mercado da Gomes de Matos associados
Távio Almeida, consultor de mercado da Gomes de Matos Associados
O que mudará nas relações comerciais brasileiras a partir dessa greve dos caminhoneiros Quais serão os reflexos mais nocivos à nossa economia?

#SAIBAMAIS#Teremos um reflexo direto nas negociações de fretes daqui em diante, pois diante da manutenção da política de preços flutuantes anunciada pela Petrobras, os caminhoneiros e empresas de transporte terão que reajustar o valor do frete com uma taxa de risco em virtude da insegurança com o custo de combustível durante a viagem. Teremos como reflexo o aumento do custo do frete e isso irá refletir diretamente na taxa da inflação, pois a mesma está ligada diretamente a alta em itens essenciais da cesta básica, como os alimentos.

Teremos, ao longo deste ano, retrocessos na economia em decorrência dessa greve? Por quais razões?

A maioria dos analistas de mercado preveem um aumento na inflação para este ano e, consequentemente, isso irá impactar no crescimento do PIB causando queda nas projeções já anunciadas. As principais razões para essa queda, além do aumento da inflação, serão os prejuízos no segmento do agronegócio que representa uma grande parcela da economia brasileira, pois os alimentos usam como principal modal as estradas e grande parte da produção que está sendo perdida por não conseguir ser escoada.

Os investimentos internacionais no País tendem a reduzir? Os investidores deverão buscar novos mercados?

Não acredito que essa situação atrapalhe os investimentos internacionais no País, pois os investidores enxergam cenários de longo prazo e o Brasil, mesmo enfrentando essas dificuldades, tem grandes perspectivas de crescimento nos próximos anos em virtude das necessidades reprimidas há algum tempo.

O que se pode tirar de positivo desse movimento grevista e seus reflexos no cotidiano do Brasil?

Acredito que o poder de mobilização e amadurecimento político da população para cobrar dos governantes atitudes que beneficiem o bem comum e um diagnóstico explícito de que o país precisa investir em outros modais de transporte para perder a dependência somente do transporte rodoviário, que é muito caro e ineficiente..

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas