quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Greve não atrasa serviços nos tribunais federais

- Publicidade -

Fernando Domingo
repórter

Os servidores do Poder Judiciário Federal deflagraram greve na manhã de ontem, 21, durante ato público realizado em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral, na zona Leste de Natal. Apesar disso, os três tribunais – TRE/RN, TRT/RN e Justiça Federal – não registraram atrasos na prestação de serviços. O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte (Sintrajurn) prometeu cumprir os procedimentos legais da paralisação, mantendo os 30% do efetivo trabalhando.
Servidores participaram de ato público em frente à sede do TRE/RN, na zona Leste de Natal
“Os servidores sabem da importância de participar do movimento, mas, ninguém está impedido de exercer seu trabalho. Não queremos montar piquetes, a intenção aqui é informar os trabalhadores, enquanto o Governo Federal não atende as nossas reivindicações”, declarou Leandro Gonçalves, coordenador geral do Sintrajurn. Ao todo, cerca de 2 mil profissionais da categoria são veiculados ao Poder Judiciário no RN.

A decisão pela paralisação por tempo indeterminado foi tomada durante Assembleia Geral realizada na última sexta-feira, dia 15. Entre as reivindicações, a categoria busca um reajuste salarial de 56% e a criação de novos cargos e varas no RN, além da melhoria nas condições de trabalho. As pedidas também integram o movimento nacional.

Além do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro também já aderiram ao movimento. O objetivo nacional é pressionar o Supremo Tribunal Federal a negociar com o Governo para garantir que os reajustes da categoria sejam anexados pela Presidência da República na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. Para isso, é necessário que haja um acordo até o próximo dia 31 de agosto, quando a LDO será encaminhada ao Congresso.

“O reajuste é menor que a inflação, que tem ficado em 7%. Se não houver flexibilização, vamos continuar em greve”, assegurou Leandro Gonçalves. A expectativa do Sintrajurn e do movimento nacional é que haja uma rodada de negociação durante a próxima semana, em Brasília. De acordo com Leandro, “até agora, o Governo Federal não manifestou qualquer posicionamento sobre a paralisação da categoria”.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com o TRE/RN para saber a situação dos serviços relacionados às eleições com a deflagração da greve, já que esta é a primeira vez que há uma paralisação durante o período eleitoral. Através de sua assessoria, o tribunal garantiu que, “até o momento, não há nenhum registro de atraso ou dificuldades nos trabalhos relacionados ao assunto”.

Mobilizações
Durante a greve no RN, serão realizadas concentrações em cada um dos Tribunais em greve, com a seguinte programação:
Dias 25 e 26 – TRE
Dia 27 – TRT
Dia 28 – TRE
Dia 29 – TRT

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas