quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Greve

- Publicidade -

Itamar Ciríaco/ [email protected]

A atitude dos jogadores do Figueirense, que não entraram em campo contra o Cuiabá, pela Série B do Campeonato Brasileiro abre um precedente importante no futebol nacional e vai fazer com que muitos dirigentes passem a pensar duas vezes na hora de montar elencos cujos compromissos não poderão ser quitados. Os atletas do clube catarinense, ainda que estejam defendendo seus próprios interesses, nesse momento, fazem de sua luta uma ação que pode dar liberdade a tantos outros atletas que vivem situação análoga. Salários atrasados, direitos de imagem desrespeitados, direitos sociais não recolhidos, condições insalubres de trabalho e alimentação inadequada são realidades no futebol brasileiro que precisam ser combatidas.
Greve 1
No Figueirense, os salários estão atrasados desde julho. Os direitos de imagem também não são quitados com o elenco desde maio. Não entrar em campo está no direito desses atletas que, ainda assim negociaram até o último minuto. Para jogar eles pediram que o presidente do Figueira, Cláudio Honigman se prontificasse a renunciar ao cargo caso os débitos não fossem pagos até o dia 28, conforme ele mesmo tinha se comprometido a pagar. Como esses cartolas são apegados ao poder e, em sua maioria, não costumam cumprir com o que prometem, o dirigente não aceitou a proposta e disse que seguirá negociando para o próximo jogo. Sem entrar em campo, o time catarinense perdeu por W.O, o que resulta em um placar de 3 a 0 favorável ao adversário e o clube poderá ser multado em até R$ 100 mil.
Justiça
A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, ratificada pelo Brasil, também prevê o direito de acesso à justiça sob a perspectiva interna, quando estabelece que toda pessoa tem direito a uma audiência justa e um tribunal para decidir seus direitos e deveres. Quando fala “toda pessoa”, a Declaração, indiretamente inclui as instituições. Dessa forma, considero justa a atitude do ABC e de qualquer clube recorrer à Justiça Desportiva, em busca do que considera uma reparação de dano por desrespeito às regras de um adversário direto na competição.

Justiça 1
Todos, pessoas e instituições têm o direito de recorrer à justiça. É direito fundamental. Se o Treze cometeu irregularidades que pague. Dizer que é vergonhoso recorrer é inverter as coisas. Quem tem de se envergonhar é quem comete irregularidades, por opção ou por incompetência.
Arena
A inauguração da Arena América, agendada para o feriado (se é que isso ainda existe) de 7 de setembro é a realização do sonho de muitos americanos, mas que precisa ser tratado com responsabilidade pelos gestores do clube. O novo patrimônio vem com um custo de manutenção que terá de ser incluído no orçamento mensal/anual do Alvirrubro. A conta de energia, água, o aumento do IPTU resultante do crescimento na área construída dentro do Centro de Treinamento em Parnamirim, entre outras coisas precisam ser levados em consideração sob o risco de, em alguns anos, o local surgir mal conservado e com dívidas acumuladas.
Números
Os Jogos Parapan-americanos começam amanhã (23) e o Brasil vai com tudo para a competição em Lima, no Peru. O Comitê Paralímpico Brasileiro montou uma megaestrutura para a maior delegação de todos os tempos que comete até 1º de setembro. O planejamento inclui voos, carros dedicados e uma robusta equipe para dar suporte aos 337 atletas que estarão em ação na capital peruana a partir desta sexta-feira. A delegação total é composta por 513 pessoas, que chegam a Lima desde o último sábado, 17, em sete voos. O último deles virá diretamente da Suíça, onde 13 atletas do parabadminton disputam nesta semana o Mundial da modalidade, que fará, em seguida, a sua estreia no programa do Parapan. O desafio logístico é ainda mais complexo nos trechos aéreos, uma vez que 111 integrantes da delegação são cadeirantes. Serão, ao todo, 152 cadeiras de roda transportadas. Em meio a toda essa estrutura, 16 potiguares lutam por medalhas.
Números 1
O médico potiguar, Dr. Roberto Vital chefia a equipe médica que deve ter atenção, medicar, acompanhar exames, etc de todos os 337 atletas brasileiros. Vital, que há anos comanda a área de medicina no ABC, já é um dos principais profissionais da área no mundo, fazendo parte inclusive de instituições responsáveis pelo acompanhamento da questão internacional relativa ao doping. Boa sorte aos nossos atletas e aos membros potiguares no Time Brasil, em Lima.

Corrida de rua
A menos de 40 dias da largada, a Meia Maratona do Sol já contabiliza mais de 5 mil atletas inscritos. O objetivo da prova, este ano, é chegar a marca de 7 mil participantes. A largada está marcada para às 16h do dia 21 de setembro, na Arena das Dunas, no entanto, antes disso, nos dias que antecedem a competição, os corredores e suas famílias poderão conferir a Expo Meia do Sol, que será realizada pela primeira vez. Serão três dias de um evento que tem como carro-chefe a temática do esporte, contando com expositores do segmento, palestras e workshops, além da tradicional e movimentada entrega dos kits para os corredores. A Expo Meia do Sol será realizada no hotel Holiday Inn.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Clássico