quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Grupo Reviver intensifica mamografias em outubro

- Publicidade -
para ampliar  a prevenção ao câncer de mama, o Grupo Reviver fará, neste mês de outubro, 80 mamografias por dia, gratuitamente.   em outubro. O ciclo de exames foi iniciado na segunda-feira (4), contemplando as cidades de Assu, Natal e Parnamirim.  Segundo a fundadora associada do Grupo Reviver, Idaiza Fernandes, o projeto tem auxiliado o sistema de saúde a dar vazão às demandas reprimidas. Só em 2021, segundo ela, foram pelo menos 13,5 mil mamografias feitas pelo grupo, através do carro móvel, de um total de 18 mil feitas no Estado. As mamografias acontecem todos os meses. 
Os exames estão acontecendo, diariamente, na unidade móvel Savana Galvão do Grupo Reviver
O calendário de atividades inclui a realização de mamografias gratuitas para mulheres a partir dos 40 anos de idade. As mamografias são exames que auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama, sendo a principal arma contra a forma mais severa da doença, que pode levar a mulher à morte. Segundo o  Instituto Nacional do Câncer (INCA), a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. 
“Estamos com um trabalho de mamografia fazendo 80 por dia e vamos chegar aos 30 dias usando sábados e domingos. Tivemos uma perda grande na pandemia porque ninguém queria ir. Vamos acelerar para ver se conseguimos recuperar e detectar alguém com câncer de mama para iniciar logo o tratamento”, explica a fundadora associada do grupo, Hilneth Correia. 
Os exames acontecem numa unidade móvel do Grupo Reviver, que possui um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e prefeituras do Rio Grande do Norte. As mulheres que procurarem a unidade móvel do Grupo Reviver devem portar RG, comprovante de residência e cartão SUS do município no qual serão atendidas. 
“Temos uma parceria com Natal, que durante o ano, atendemos sempre durante uma UBS. Entregamos o resultado lá. Então se a paciente abre o exame e tenha uma alteração que precise de um novo exame, já está na UBS para marcar e dar andamento a investigação e ao tratamento”, comenta. Os resultados dos exames saem em até 30 dias, segundo ela.  “A secretaria adjunta de saúde de Natal nos disse que o município, hoje, não possui mais demanda reprimida. Isso se deve muito ao trabalho do Reviver. Estamos cumprindo nossa missão”, acrescenta. 
Desde que foi fundado, em 2012, por mulheres que venceram a neoplasia mamária maligna, além de profissionais de saúde e apoiadores da causa, o Grupo Reviver visa proporcionar o acesso à mamografia, ultrassonografia, biópsias e informações quanto à importância do autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama de maneira gratuita e a um número cada vez maior de mulheres na maioria das regiões do RN. O grupo possui um calendário permanente de mamografias gratuitas na Unidade Móvel Savana Galvão, em todas as zonas administrativas de Natal e cidades do interior do Estado.
Com os resultados das mamografias em mãos, o Grupo Reviver, desde a primeira edição do mutirão realizada em 2015, acompanha as mulheres que necessitam de exames complementares e prestam os esclarecimentos e direcionamento quanto ao tratamento. A unidade móvel é equipada com um mamógrafo digital e uma reveladora para que os filmes sejam impressos e posteriormente laudados e entregues às pacientes.
Além, disso, o Grupo Reviver mantém durante todo o ano o serviço de ultrassonografia de mama, tireóide e obstétrica a valores populares e biópsias a partir de R$ 200,00 , em parceria com a UNI-RN, nas Clínicas Integradas (Rua prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol – 3215-2960). 
Habilitação
Em 2013, o Reviver foi certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Orcip), e é habilitado pelo Ministério da Saúde à prestação de serviços por meio da unidade móvel. Atualmente, a capacidade de atendimento do Grupo Reviver é de até 1.200 mamografias por mês, em contrato junto ao Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Natal e mais 300 exames mensais em contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Parnamirim. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas