sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Guaraci Gabriel lança exposição homenageando a vanguarda

- Publicidade -

EXPOSIÇÃO - Guaraci, nu com tatuagens de nomes de artistas de vanguarda

Conhecido por suas obras monumentais, o artista plástico potiguar Guaraci Gabriel abre, no próximo sábado, 22 de setembro, na Sala Petrobras Artes Visuais, na Casa da Ribeira, a exposição “Primaveras das Belas Artes -Corpo Presente”. A mostra segue até o dia 4 de novembro. A entrada é gratuita. O tema que inspirou Gabriel, desta vez, tem a ver com seu metier. Para discutir a relação entre artistas e curadores, a obra usa flores, abelhas e o próprio corpo do artista, tatuado com nomes das vanguardas históricas como Cézanne, Picasso, Salvador Dali, Joseph Beyus, entre outros nomes da arte. A exposição conta com 12 fotografias de performance realizada em espaços públicos, como as dunas de Genipabu, estação do trem urbano e no estádio de futebol Machadão, em Natal. Guaraci Gabriel – que está presente no livro dos recordes com a maior escultura em sucata do mundo – tem um currículo extenso. Passou por Bienais de Havana, do Mercosul e a primeira bienal de Uchuais, além de expor em Portugal, Viena e Rio de Janeiro.

A pesquisadora em artes visuais e professora de filosofia Sânzia Pinheiro Barbosa, entende a intervenção de Guaraci Gabriel como política, cultural e artística. “São imagens densas em metanarrativas, possuidoras de uma ambivalência que pervertem o sonho newtoniano. As obras de Guaracy são portadoras de destruição e construção. Ao transformar o lixo industrial, imprimindo uma poética, conserva-o, ao mesmo tempo em que denuncia sua perversidade. A intervenção e performance dele são política, cultural e artística. Sua performance usa a imagem como elemento básico, com o fim de levar o observador à perplexidade, ao trágico e ao estapafúrdio, provocando desautomatização e movimento no espírito do animal humano”, descreve. 

Serviço
– Exposição “Primaveras das Belas Artes – Corpo Presente”, do artista plástico Guaraci Gabriel, a partir do dia 22 de setembro, às 20h, na Sala Petrobras Arte Contemporânea, na Casa da Ribeira. Visitação: de terça a domingo, das 16h às 22h. Entrada franca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas