Guarani só uma vez

Publicação: 2016-10-23 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Marcos Lopes [lopesrn@hotmail.com]

Segundo o pesquisador Marcos Trindade, na história dos confrontos oficiais entre Guarani x ABC, o time de Campinas venceu apenas um jogo. Foi no dia 24 de outubro de 2009, quando o Bugre fez 1 a 0, gol de Ricardo Xavier em partida válida pela Série B.

ABC já venceu em Campinas

O alvinegro realizou três partidas em Campinas contra o Guarani. Venceu uma, empatou uma e perdeu outra. De acordo com dados de Marcos Trindade, a vitória do ABC foi no dia 7 de julho de 2011, pelo placar de 2 a 1. Emerson marcou para o Bugre, Leandrão e Cascata para o alvinegro, em jogo valendo pela Série B.

O resumo dos confrontos 

Até aqui foram oito jogos, com uma vitória do Guarani, quatro vitórias do ABC e três empates. O Guarani marcou sete gols contra 14 do ABC.

Missão impossível 

Executivo de futebol do Guarani, Rodrigo Pastana disse – e tem razão – que no futebol “não existe mais missão impossível” e afirmou que “ a gente espera surpreendê-los com um apagão de dois ou três atletas deles. Nosso elenco, em termos de qualidade é muito bom”.

Vantagem monstruosa
Não resta dúvida que não existe missão impossível no futebol, como atestou Pastana, mas convenhamos que a vantagem que o ABC construiu sobre o Guarani é muito grande, e muito dificil de ser invertida pelo Bugre mesmo jogando dentro de casa. Uma vitória do Guarani seria até normal, mas não com um placar capaz de levar para os pênaltis – devolver os 4x0 – ou então de tirar o time potiguar da final. Geninho tem trabalhado de forma muito consistente não apenas o aspecto tático, mas principalmente o emocional e psicológico do elenco, que é maduro e equilibrado o suficiente para não entrar de “salto alto” ou dando a vaga na final como favas contadas. O jogo é jogado, vejo o ABC com mais qualidade e equilíbrio que o Guarani, mas todo o cuidado é pouco no jogo deste domingo.

Faria três volantes 
Eu sendo Geninho armaria o time com três volantes, como ele treinou no inicio da semana, com Edson, Filipi Sousa, Léo Fortunato, Cleiton e Alex Ruan; Anderson Pedra, Márcio Passos, Felipe Guedes, Erivelton e Lúcio Flávio, com Jones Carioca no ataque. Compacto na marcação, sem dar espaço e saindo em velocidade com Jones e com Erivelton chegando.

Arbitragem é uma peça
A arbitragem é uma peça importante para a decisão deste domingo no Brinco de Ouro da Princesa, principalmente por algumas lambanças que a gente tem visto nas quatro divisões do Brasileiro, mas penso que por mais que o árbitro carioca, em tese, queira que o Guarani seja finalista, ainda assim é muito difícil na prática concretizar o desejo. Se o ABC jogar bola, jogar o que vem jogando neste Brasileiro, é muito difícil perder a vaga.

Está certo

O presidente do STJD acertou quando indeferiu liminar do Fluminense que pedia impugnação da partida contra o Flamengo. Assim, o resultado do clássico com vitória do rubro negro voltou a valer na tabela do Brasileirão. Quem merece punição severa é o árbitro Sandro Meira Ricci, o assistente 1, o quarto árbitro e o inspetor de arbitragem. Só escapou daquele festival de incompetência o assistente 2 que estava do lado oposto.

Conselho Técnico
FNF confirmou data da reunião do Conselho Técnico para definir o Estadual 2017. O encontro com representantes de ABC, América, Alecrim, Santa Cruz de Natal, Globo, ASSU, Potiguar e Baraúnas será na próxima quarta-feira, duas e meia da tarde na sede da federação, que já está elaborando o plano de marketing da competição que deve ter o mesmo formato de disputa deste ano. O Estadual é seletivo para as Copas do Nordeste, do Brasil e Série D. Detalhe, é que Alan Oliveira já está trabalhando o planejamento de marketing para o Estadual 2017.

Macau na área 

Prefeito eleito de Macau, o jornalista Túlio Lemos confirmou que um dos setores que vai merecer atenção especial na sua gestão será o esporte, e quer o Macau disputando a Segunda Divisão do próximo ano. Está certo Túlio e que seja seguido por outros prefeitos.

Ainda não pagou 
Prefeitura de Mossoró ainda não pagou a cota de patrocínio que prometeu ao Potiguar para a disputa da Série D. Clube mossoroense ainda tem dívidas a saldar com jogadores que disputaram o Brasileiro e espera pelo pagamento para zerar os débitos. Já passou da hora.

Falando em Mossoró 
E a situação do estádio Nogueirão como é que vai ficar na nova administração? Vai ser oficial e definitivamente municipalizado ou vai continuar recebendo apenas maquiagem e causando prejuízos ao Potiguar e Baraúnas?

Mais um acesso na conta 

O treinador Higor Cesar vai acumulando acessos na carreira. Em 2013 subiu com o Globo e agora com o Santa Cruz de Natal. Um treinador cujos times são bem aplicados taticamente e já está merecendo voar mais alto. Cumpriu a missão que recebeu no Santa Cruz, se vai ficar ou não é outra conversa.

Globo mantém base 
Mais uma vez o Globo mantém uma base forte para o Estadual e com um ponto que entendo como fundamental, boa parte dela vinha trabalhando na disputa da Segunda Divisão. Luizinho Lopes começa a pré-temporada em novembro.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários