quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Guarda Municipal prende dupla suspeita de se passar por fiscais da Semurb

- Publicidade -

Dois homens foram presos acusados de se passarem por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para extorquir um comerciante. Os suspeitos Carlos Alberto dos Santos e Antônio do Nascimento foram detidos pela Guarda Municipal de Natal, no final da tarde de sexta-feira (20) em um hipermercado da Av. Prudente de Morais.
Dupla foi presa nesta sexta-feira
Dupla que se passava por fiscais da Semurb foi presa nesta sexta-feira

De acordo com as informações, Carlos e Antônio foram ao estabelecimento da vítima na última quinta (21), e se apresentaram como fiscais da Semurb. Após fingirem analisar o local, que passa por reforma, os homens informaram que a obra estava irregular e que a mesma seria embargada e multada. Em seguida os falsos fiscais sinalizaram que para evitar os procedimentos, o comerciante deveria pagar uma quantia de R$ 5 mil. Após uma negociação, o valor acabou sendo reduzido para R$ 1,5 mil. 

“Eles foram detidos com crachás da Semurb, documentos timbrado e adesivos. Se forem cópias estão muito bem feitas, podem inclusive ser documentos verdadeiros, por isso estamos apurando o caso para averiguar se houve participação de mais alguém e de dentro da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e como eles conseguiram esses documentos. Realmente é bem difícil, para a pessoa que está recebendo a fiscalização, saber se a documentação apresentada é falsa”, disse João Paulo Mendes, secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). 

Durante a ação dos criminosos, o Núcleo de Inteligência da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (NIT) foi acionado e com apoio da Guarda Municipal do Natal foi montado um esquema para deter os suspeitos. Os homens foram presos no momento em que iriam receber o valor exigido do comerciante. O pagamento seria realizado na praça de alimentação de um hipermercado.

Um deles foi detido de imediato. O segundo tentou fugir, mas acabou sendo detido na calçada do hipermercado por uma guarnição da Ronda Ostensiva da GMN. Um outro homem, que também estaria envolvido no esquema, conseguiu fugir: ele estava em um veículo no estacionamento e conseguiu se evadir quebrando a cancela na saída do estacionamento que dá acesso à avenida. Segundo a Guarda Municipal, apesar da fuga o automóvel usado pelo suspeito foi identificado.

A ação contou também com a participação de agentes da Semurb, que ficaram com a responsabilidade de analisar a documentação encontrada com os detidos. Os dois acusados foram presos e conduzidos pela Guarda Municipal à Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi registrada a prisão em flagrante delito. Os procedimentos investigatórios do caso serão conduzidos pela Polícia Civil. O titular da Semdes informou ainda que, quando os suspeitos chegaram à Central de Flagrantes da Polícia Civil, já havia dois advogados de defesa aguardando no local.

Semurb irá apurar caso de extorsão


“A Semurb vem sendo vítima dessa quadrilha de falsos fiscais há cerca de dois anos. Muitas obras já haviam informado essa situação, que vinha gerando um desconforto grande nas equipes de fiscalização (urbana e ambiental)”, contou Gustavo Szilagyi, fiscal ambiental da Secretaria. Gustavo disse ainda que as investigações se intensificaram há um ano “quando começaram a aparecer nomes”. Nenhum servidor da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo foi identificado.
De acordo com Szilagyi, informações preliminares dão conta que os dois suspeitos detidos são servidores lotados na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov). “Um teria 31 anos de serviço público, e o outro 26 anos”, destacou.
O fiscal da Semurb orienta as pessoas que foram vítimas dos falsos fiscais que procurem a Secretaria para verificar a situação da obra e, se preciso, regularizar. “Também estamos orientando as pessoas a procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência (B.O.)”, acrescentou Gustavo.
Ele diz que as equipes de fiscalização da Semurb adotam um padrão nas ações: “Os fiscais comparecem ao local a ser fiscalizado sempre em dupla, chegam em carro oficial da Secretaria e usam colete de identificação, crachá funcional com o número do servidor e da matrícula. Se a pessoa fiscalizada achar necessário, ela pode pedir para os fiscais apresentarem a carteira funcional”, assegurou Szilagyi.

Ontem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semurb), por meio de nota, lamentou a prática de extorsão exercida pelos suspeitos presos nesta sexta-feira (20) e informou que irá apurar as irregularidades cometidas pelos suspeitos que se passaram por fiscais da pasta.

Na nota, a Semurb pede ainda que as possíveis vítimas da quadrilha procurem a polícia e façam um boletim de ocorrência.

Confira a nota na íntegra:
A Semurb vem a público lamentar a prática de extorsão exercida por um
grupo de pessoas que vinham atuando na cidade como fiscais da pasta.
Comunica que diante disso vai apurar as irregularidades cometidas pelo
grupo. Pedimos para todos aqueles que se sentiram prejudicados e foram
vítimas desta quadrilha que procurem a Polícia e registrem um Boletim de
Ocorrência.

Ao mesmo tempo, parabeniza o corpo da Guarda Municipal
de Natal e seu Núcleo de Inteligência, como também os fiscais da Semurb
que ajudaram na ação, pelo eficiente trabalho realizado.


* Atualizado às 12h45

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas