Guarda prende 31 pessoas e recupera 65 veículos

Publicação: 2018-01-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) contabilizou os números referentes a atuação da Guarda Municipal do Natal (GMN) durante os 21 dias em que as policias Militar e Civil realizaram paralisações. Os dados apontam que nesse período a GMN conseguiu recuperar 65 veículos com queixa de roubo ou furto e 31 pessoas suspeitas de cometer crimes foram detidas nas ações empreendidas pelas guarnições de patrulhamento ostensivo.

Durante paralisações, Guarda reforçou o patrulhamento nas ruas
Durante paralisações, Guarda reforçou o patrulhamento nas ruas

No primeiro momento, os guardas municipais atuaram garantindo a abertura e circulação de pessoas nas áreas comerciais dos bairros do Alecrim e Cidade Alta. Com 12 viaturas em patrulhamento de 24h a corporação conseguiu manter a estabilidade da ordem em conjunto com policiais lotados na Força Nacional.

Ações integradas realizadas no momento de crise na segurança pública estadual foram responsáveis pela prisão de duas quadrilhas especializadas em assaltos. Nessas situações, oito suspeitos foram presos e foram apreendidos pelos guardas municipais automóveis roubados com indícios de clonagem, além de armas de fogo e drogas.

A GMN também foi acionada diversas vezes pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para atender ocorrências relacionadas a homicídio e tentativa. Os guardas municipais foram os primeiros a chegar nesses casos e foram responsáveis pela perseguição de suspeitos e pela preservação do local de crime, dando condições para que as investigações empreendidas pela Polícia Civil tivessem elementos mais claros para identificar os criminosos.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, ressaltou a capacidade técnica dos guardas municipais que realizaram todas as ações com respeito as normas legais, sem notificações de excessos e dentro dos padrões estabelecidos pelos manuais de segurança pública. “A sociedade aprovou o trabalho da Guarda Municipal e teve a certeza que a corporação conta com excelentes profissionais que passam anualmente por cursos de aperfeiçoamento com treinamento prático de armamento de fogo, além de reforçar os padrões legais de atuação policial”, comentou o secretário.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários