sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Guardas municipais evitam crime ambiental

- Publicidade -

Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) lotados no Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) evitaram na manhã desta quarta-feira (16) a prática de crime ambiental no Barro Vermelho. A equipe foi acionada pelo serviço de atendimento de ocorrências do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e abordou dois carroceiros que despejavam lixo proveniente de poda de árvores direto no Canal do Baldo.

Agentes da Guarda Municipal foram acionados pelo (Ciosp) e abordaram carroceiros que despejavam restor de poda no Canal do BaldoA ocorrência foi constatada pelo Fiscal de Área da Companhia de Serviço Urbanos de Natal (Urbana), Nelson Silva, que visualizou os dois homens se aproximando do terreno baldio pertencente à Prefeitura na tentativa de depositar os dejetos naquela área. “Quando falei que era proibido colocar lixo naquele local, eles irritaram-se e começaram a jogar todo o material dentro do Canal do Baldo, então solicitei apoio da Guarda Municipal”, relatou o fiscal.

Uma viatura do GAAM, com três agentes, foi enviada de imediato para a área deparando-se com os dois carroceiros ainda no local e o lixo já dentro do canal. Os suspeitos foram abordados, em seguida foi realizada revista pessoal, não sendo encontrada nenhuma arma ou droga. No momento  em que a guarnição preparava-se para conduzi-los à delegacia, para registrar o crime ambiental, os mesmos  prontificaram-se a  retirar todos detritos por eles depositados, no Canal do Baldo.

O guarda municipal, Ney Dantas de Macedo, explicou que o fato de jogar lixo em áreas não apropriadas é a principal causa de alagamentos e destruição no período de chuvas, funcionando ainda  como catalisador de diversas doenças. “É preciso que o cidadão tenha consciência ambiental, pois ela é a principal responsável pela produção de uma sociedade sadia”, afirmou.

Após a retirada do material depositado no Canal do Baldo a equipe do GAAM deu informações ambientais aos dois homens sobre o que aquele crime poderia acarretar de mau à sociedade e os liberou. “É preciso combater duramente os crimes ambientais, mas nós – Guarda Municipal – sabemos que é a conscientização que vai produzir um mundo sustentável”, assegurou o comandante da viatura Carlos Eugênio.

Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas