sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Guia do Estadual

- Publicidade -

Quem compareceu ontem à noite ao lançamento do Campeonato 2006, no auditório da OAB/RN, com certeza aplaudiu o belo Guia do Estadual distribuído pela atual administração da FNF, fato que ocorre pela primeira vez na história da competição. Um belíssimo trabalho gráfico, papel da melhor qualidade, oferecendo aos interessados um raio-x completo do que será a competição. Se algumas restrições têm sido feitas à mentora do futebol, dessa vez é justo enaltecer a iniciativa, valorizando ao campeonato que tem tudo para  ser  o mais empolgante e equilibrado de todos os tempos.

Corre corre

Tem sido sempre assim nas vésperas de campeonato: na sexta-feira, os corredores da federação apresentam um amontoado de supervisores/diretores de clubes tentando regularizar seus jogadores, tudo de última hora como é comum no Brasil. Dos 12 clubes do Estadual, o retardatário deve ser o Corinthians que, até quarta-feira não havia ainda regularizado seu elenco. Hoje é dia de congestionar os corredores escuros da FNF.

10 anos depois

Apesar de Judas Tadeu ter desabafado por motivo das reclamações dos macauenses quanto à antecipação do seu jogo contra o ABC, dizendo “que o time de Macau passa 30 anos fora e ainda quer botar banca”, na verdade a ausência dos macauenses vem apenas depois 1996, ano em que fez campanha muito ruim, com seis derrotas, três empates e uma vitória (5×2 sobre Mossoró SC) dia 09/06. depois pedindo licenciamento.

Escapamos do Torneio

Bem lembrado pelo coleguinha Sérgio Oliveira, ontem na sua coluna “Toque Esportivo”  n’ O Mossoroense. A apresentação do Guia do Estadual veio substituir o mais do que ultrapassado Torneio Início que, de vez em quando alguém tenta ressuscitar. Uma cerimônia de abertura era inédita na história da FNF.

Recordistas

Início de Campeonato, vale lembrar aos torcedores quem são os recordistas dos Campeonatos Estaduais, num trabalho da coluna e do pesquisador Newton Alves: o jogador recordista de gols até agora é Odilon, hoje, treinador de juniores, com 115 gols, o recordista como goleador é Sérgio Alves com quatro títulos (98, 99, 2001 e 2005).

Recordistas (2)

O jogador mais vezes laureado é o goleiro César Etcheverry, campeão em 80, 81, 82, 85, 86, 89, 91, 92, num total de oito títulos jogando no América e Alecrim. Os jogadores campeões  em três clubes foram Curió (82 no América, 83 no ABC e 85 no Alecrim, e Lucio Sabiá (82 no América, 84 no ABC e 85 pelo Alecrim).

Recordistas (3)

Mais recordes: Ferdinando Teixeira é o treinador imbatível no Machadão com 10 campeonatos (84, 85, 86, 88, 89, 95, 96, 99, 2000 e 2003.) Maior goleador num só campeonato é Silva, com 32 gols em 83 pelo ABC, a maior goleada aconteceu no jogo Alecrim 11 x 01 no Estadual de 84. Amanhã, voltarei com outros recordistas.

Curiosidade

O futebol do RN também já teve suas figuras excêntricas. O treinador gaúcho, Álvaro Barboas, uma espécie de salvador da pátria dos clubes do Nordeste, (treinou ABC e América), sempre sendo campeão onde chegava, carregava com ele uma mania das mais tolas: em dia de jogo, só ia para o banco dos reservas com um guarda-chuva, mesmo sem ameaça de cair água. Ao descobrirem que o guarda-chuva dava azar ao ABC, a torcida protestou.

Macaíba fica

O presidente Gustavo Carvalho resolveu tranquilizar os fãs de  Paulinho Macaíba: ele não será emprestado ao futebol alagoano, estando relacionado como um dos jogadores essenciais à campanha, apesar de não ter tido ainda uma chance real.

Longevidade

Muita gente tem enaltecido Romário, por estar fazendo muitos gols ao se aproximar dos 40 anos, mas o ala Djalma Santos, bicampeão mundial em 58/62, jogou até os 42 no futebol paranaense. Hoje, aos 77, todo domingo participa de uma pelada e resiste bem, fisicamente. 

Sócio torcedor

O site do clube rubro está lançando um aviso aos “sócio-torcedores”: tanto os que vão colocar em dia as mensalidades com pagamento à vista ou utilizando cheques pré datados, devem procurar a secretaria do clube (av. Rodrigues Alves) de 8h30 até 17h, sem intervalo do almoço.

Viagem a Assu

Tendo lotado o primeiro ônibus, a “Fera” iniciou a campanha para o segundo na viagem a Assu, domingo cedo. Fones 9926-4021 ou 9922-9217.

Blá blá blá

O novo blá blá blá nos bastidores do futebol potiguar é a eleição para a presidência do TJD. Vai render até lá.

Incrível

Anteontem, na Ilha do Retiro, Sport Recife 1 x 4 Central 4. Quase não dá pra acreditar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas