sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Hangar mostra a cena musical

- Publicidade -

Yuno Silva – repórter

A cena musical do Rio Grande do Norte não é das mais movimentadas do Brasil, o mercado é pequeno e inversamente proporcional à competência dos artistas que atuam em solo potiguar, e uma das formas de evidenciar o que vem acontecendo de relevante na esquina do Brasil atende pelo nome de Prêmio Hangar. Criado em 1999, o projeto realiza sua 11ª edição no próximo dia 8 de outubro, mas a lista de indicados nas 13 categorias competitivas já foi divulgada: entre nomes conhecidos como Khrystal, Carlos Zens e Valéria Oliveira, figuram novatos como o mossoroense Artur Soares, as bandas Andróide sem Par e Far From Alaska e o baterista Matheus Jardim. O homenageado deste ano será o experiente Mirabô Dantas e o tema escolhido para ancorar a cerimônia de premiação “Canta Teu Lugar e Encantarás o Mundo”.
Prêmio referência no currículo dos músicos potiguares por anos, Hangar anuncia indicados 2013 e chega com fôlego renovado de estrutura
Quem fez as contas percebeu que o Prêmio passou em branco em três ocasiões: em 2006, 2007 e 2009 o Hangar passou por dificuldades de patrocínio, fato que se somou ao envolvimento do produtor e idealizador do projeto Marcelo Veni com outras atividades. “Estava investindo na carreira de (cantor) Rodolfo Amaral, fizemos quase 400 shows em 2006 e 2007”, justificou.

Para chegar aos cinco indicados em cada uma das categorias, o júri oficial, coordenado pelo sociólogo e gestor cultural Josenilton Tavares, partiu de uma pesquisa de opinião aplicada durante o Circuito Cultural Ribeira deste mês – ao todo foram elencados 43 nomes. “Acreditamos que o público que frequenta o Circuito seja bem representativo, pois vemos gente de toda a cidade de diferentes classes sociais e faixas etárias”, informou Veni durante entrevista ao VIVER. Nessa fase inicial foram consultadas 102 pessoas, mas a pesquisa – apesar de espontânea – foi direcionada a artistas, músicos, produtores, gestores de espaços culturais “e uma parcela do público que acompanha de perto a cena cultural natalense”, reforça.

Lembrados e ausentes

Além das tradicionais Artista do Ano, Revelação Musical, Melhor Banda, Intérprete, Instrumentista e Compositor, entre outras categorias, o Hangar também concede prêmios especiais para Projeto e Incentivo Musical, Vídeo Clipe, Destaque Nordeste, Artista e Revelação Nacional. Os vencedores serão definidos pelo júri oficial no próximo dia 2 de outubro.

“As pessoas dizem que são sempre os mesmo nomes, mas são as indicações revelam quem está produzindo e é lembrado pelo público. Nossa maior surpresa foi com relação aos nomes que não entraram”, disse o produtor, referindo-se a nomes como Pedro Mendes, Romildo Soares e Luiz Gadelha. Marcelo Veni garantiu que “eles são sempre citados, já participaram de edições anteriores e foram premiados”, mas no balanço geral deste ano ficaram de fora. “O vídeo clipe ‘Cretino’ (DuSouto), por exemplo, vencedor em 2012, ainda é bastante citado pelas pessoas, mas foi lançado em 2011 e estamos premiando os destaques do ano passado”.

Este ano será a primeira vez que produtores culturais entraram na lista de premiação, “uma reivindicação antiga que ganhou força com o curso de Produção Cultural do IFRN”, disse Marcelo Veni, lembrando que a inclusão também ajuda a evitar a confusão que existe entre produção cultural e produção musical.

Novo endereço

A mudança de endereço da cerimônia de premiação, que sai do Alberto Maranhão para o Teatro Riachuelo, mais que dobra a capacidade de receber convidados: “Sem um aumento substancial nos custos, pois o Riachuelo entrou como parceiro do projeto, damos um salto de 642 lugares para 1,5 mil. Sem falar que muitos artistas que irão se apresentar durante a noite ainda não pisaram naquele palco”, lembrou Veni. Ele avisa que será uma noite para convidados e que não haverá cobrança de ingresso. O Prêmio Hangar conta com patrocínio do Governo do RN (lei de incentivo Câmara Cascudo) e da Cosern.

Cerimônia

A direção musical dos shows no Riachuelo dia 8 está à cargo do produtor musical e músico Eduardo Taufic (vencedor do Prêmio Hangar na categoria Instrumentista em 2012). O escritor e dramaturgo Júnior Dalberto responde pela direção cênica e a atriz Quitéria Kelly conduz a cerimônia. “Estamos preparando algumas surpresas e trabalhamos para trazer duas atrações nacionais e uma regional, mas como ainda não batemos o martelo melhor não adiantar nada ainda”, disse o produtor com ar de mistério.

Serviço

Prêmio Hangar de Música. A cerimônia de premiação acontece dia 8 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Riachuelo. Acesso gratuito.

Indicados

Artista do Ano
. Artur Soares
. Khrystal
. Quarteto Linha
. Rosa de Pedra
. Valéria Oliveira

Revelação Musical
. Andróide sem Par
. Artur Soares
. Far From Alaska
. Maíra Salles
. Matheus Jardim

Banda
. Du Souto
. Quarteto Linha
. Rastafeeling
. Rosa de Pedra
. Saturnino

Intérprete
. Clara Pinheiro
. Hilkélia Medeiros
. Khrystal
. Liz Rosa
. Valéria Oliveira

Instrumentista
. Antônio de Pádua
. Carlos Zens 
. Juliano ‘Jow Jow’ Ferreira
. Manoca Barreto
. Rogério Pitomba

Compositor
. Ângela Castro
. Artur Soares
. Khrystal
. Ricardo Baya
. Simona Talma

Música
. Da minha terra – Artur Soares
. Dois tempos – Khrystal
. Eu tô naquela – João Henrique Koerig (Quarteto Linha)
. Na Lama, na Lapa – Khrystal/Valéria Oliveira
. No Rolé – Ângela Castro/Tiquinha Rodrigues/Toni Gregório (Rosa de Pedra)

Melhor CD
. DeMaré – Rosa de Pedra
. Dois Tempos – Khrystal
. Em Águas Claras – Valéria Oliveira
. Grave – Andróide sem Par
. O Som que Vem – Manoca Barreto

Melhor Show
. Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão – Orquestra Sinfônica da UFRN
. DeMaré – Rosa de Pedra
. Dois Tempos – Khrystal
. Em Águas Claras – Valéria Oliveira
. Ópera Rock – Hilkélia

Produtor Musical
. Anderson Foca
. Diogo Guanabara
. Eduardo Pinheiro
. Eduardo Taufic
. Jubileu Filho

Produtor Cultural
. Anderson Foca
. Juçara Figueiredo
. Mônica Macdowell
. Nelson Rebouças
. Tatiane Fernandes

Hip Hop
. Caboclas MCs
. Carcará na Viagem
. Chico Bomba e Zé Baga
. Manifest’arte S/A
. Nordestenato

Destaque Popular
. Grafith
. Carlos Alexandre Jr
. Fernando Farias
. Luizinho Nobre
. Marina Elali

Premiações Especiais
. Homenageado do Ano
. Vídeo Clipe
. Projeto Musical
. Incentivo Musical
. Destaque Nordeste
. Artista Nacional
. Revelação Nacional

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas