sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Harley-Davidson FLSTF Fat Boy

- Publicidade -

Modificar uma motocicleta clássica não é nada fácil. Acima de tudo quando se trata de uma Harley-Davidson. Mesmo assim, a montadora norteamericana incorporou avanços técnicos desenvolvidos especialmente para o modelo 2007 da FLSTF Fat Boy e deixar seu visual sem grandes alterações. No que tange à parte técnica – que fica invisível – tudo foi mudado.

Começando pelo motor, que sofreu mudança radical (agora a Harley Fat Boy é equipada com o novo Twin Cam 96B, de 1584 cm3 de cilindrada, que tem comtrapesos para reduzir as vibrações da clássica arquitetura de 2 cilindros em “V”, com inclinação de 45 graus. A injeção eletrônica ESPFL (Eletronic Sequential Port Fuel Injection) agora é de série. A motocicleta também ganhou um novo sistema de embreagem, a fim de suportar a maior capacidade e potência. A refrigeração, por seu turno, continua sendo a tradicional – a ar – com cilindros aletados.

A nova Fat Boy modelo 2007 também ganhou pneus novos. A roda traseira, agora, é calçada com um pneu enorme, de 200mm

A modificação encorpou ainda mais o modelo, que tem entre suas marcas registradas as rodas maciças. Essas, agora, são de 17 polegadas, conferindo à motocicleta mais agilidade nas curvas. Outra alteração técnica foi a adoção de um novo câmbio, para aproveitar melhor o novo propulsor. Agora, em vez das 5 marchas tradicionais, a Fat Boy conta com 6 marchas. Os freios são a disco: um em cada roda, com 292,1mm de diâmetro.

É indiscutível que o piloto vai ter que “cambiar” mais freqüentemente em situações de trânsito pesado, mas, por outro lado, na estrada, que é sua verdadeira praia, a sexta marcha vai proporcionar mais velocidade, com um regime de giros mais baixo, economizando combustível e reduzindo o nível de ruídos. A sexta marcha ganhou tanta importância, que mereceu até uma “luz” no painel de instrumentos, para lembrar ao piloto de que está engatada. O painel, embora fique na posição tradicional (sobre o tanque de combustível de 18,9 litros), também foi modernizado e a chave ganhou um sistema antifurto codificado.

Visual

O modelo 2007 da Harley Fat Boy, além do velocímetro analógico, conta, agora, com mostradores digitais em seu painel de instrumentos que informam a pressão do óleo, as horas, hodômetro total e parcial, além da luz de alerta de combustível na reserva. O modelo faz parte da família Softail (rabo duro).

Para manter o visual, os amortecedores traseiros ficam escondidos, horizontalmente e sob a motocicleta. Assim, parece que não existem, justificando o nome. A suspensão dianteira vem equipada com bengalas do garfo telescópico com 41,3mm de diâmetro. A moto ganhou banco de dois andares. Os pés do piloto ficam esticados e apoiados em plataformas e os seus braços relaxados, em um guidão extremamente largo. A pintura pode ser em dois tons. A Fat Boy chegou ao País e custa R$ 59.900,00.   

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas