sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Henrique Alves: ‘PMDB terá candidato próprio em 2010’

- Publicidade -

ENTREVISTA - Deputado Henrique Eduardo Alves, líder da bancada do PMDB da Câmara

O PMDB estará integrado ao projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 2010. Esse é um dos destaques da segunda parte da entrevista do líder da bancada do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves. Ele reponde também sobre as perspectivas dos peemedebistas para as próximas eleições estaduais. O deputado afirma não ter dúvida de que o próximo presidente da Câmara será o deputado Michel Temer. “O deputado Michel Temer reúne todas as qualidades que o país está exigindo do Legislativo. O PMDB é aliado ao PT e vamos fazer (de Michel Temer) o candidato da instituição. A Casa  precisa resgatar prestígio, presença e crédito”, ressalta.

O voto para o Senado do deputado federal Henrique Alves estaria fechado com o senador Garibaldi Filho e a governadora Wilma de Faria?
A governadora é uma pessoa de muito respeito no Rio Grande do Norte, tem serviços prestados. A governadora vem tendo atuação muito importante no governo do Estado. Ela teve a humildade e altivez de procurar o PMDB, a mim e a Garibaldi, para que ajudássemos ao seu governo. Foi um gesto importante e retribuímos com a nossa compreensão e solidariedade. Isso a credencia mais ainda a ter todo nosso respeito, do PMDB.

Mas a governadora estaria agora mais credenciada a ser uma das candidatas ao Senado numa coligação com o PMDB?
Ela teve o cuidado de não tratar desse assunto agora, quando está em curso a eleição de 2008. Estamos juntos nessa eleição de Natal, que a meu ver é mais importante, mas estamos separados em alguns municípios. Cada um está respeitando seus compromissos, seus aliados. E em outro momento, em outra discussão faremos isso. O que poderá nos aproximar de uns e nos distanciar de outros é que nós estamos engajados no projeto do presidente Lula para 2010.

Isso quer dizer que o senhor está mais distante dos Democratas, do senador José Agripino Maia, pelo fato dele ser oposição ao governo federal?
Para 2010 essas instâncias são muito evidentes porque hoje eu sou um admirador do governo do presidente Lula, da sua postura, da sua sensibilidade. Sou testemunha da sua sensibilidade social, da sua preocupação com a população. O Brasil se prepare para uma verdadeira revolução educacional e social a partir do próximo ano do presidente Lula. O presidente me disse que investirá fundamentalmente na educação e radicalmente no combate à miséria. Vem uma evolução na educação e combate a miséria. Ele declarou isso na reunião comigo e com Michel Temer.

As recentes pesquisas eleitorais, apontam um cenário para 2010 com o prefeito Carlos Eduardo, a senadora Rosalba Ciarlini, o deputado estadual Robinson Faria e o deputado federal João Maia. Desses nomes, qual o senhor tem mais identificação?
Acho que nessa hora tratar desse assunto, prejudica o todo, o coletivo que são as vitórias nas eleições municipais. Tratar desse assunto agora é um desserviço, porque iria ressaltar partidos e preferências. O importante é que estejamos no mesmo palanque em Natal e  separados em outros municípios. Tratar 2010 agora não contribui. O PMDB tem 73 candidatos a prefeito e tenho certeza de que sairemos muito fortalecidos dessas eleições. O PMDB será decisivo no processo de 2010.

Deputado vou insistir um pouco mais na pergunta, o senhor alimenta o sonho de ser candidato a governador?
Esse sonho já foi muito mais forte no passado. Hoje não seria uma coisa prioritária na minha vida, até porque tenho um papel a desempenhar no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados. Mas certamente o PMDB terá candidato próprio em 2010 ao Governo.

Candidatura própria do PMDB?
Esse é o objetivo de qualquer partido, também tenho essa visão nacional. Mas se fizermos parte de uma coligação com vários partidos, isso não será uma coisa imperativa. O importante é somar idéias, com projetos, e se colocar como um interlocutor preparado para assumir a responsabilidade.

O deputado Henrique está se credenciando a assumir a presidência da Câmara?
Não. Mais para frente, tenho um bom tempo para pensar nisso. Assumi compromisso com Michel Temer (para o presidente nacional do partido ser o presidente da Câmara). Serei seu maior cabo eleitoral (de Michel Temer).

Quem será o sucessor do presidente da Câmara Arlindo Chinaglia?
Será o deputado Michel Temer. Estou convocando a bancada para o dia 8 de outubro para discutir a eleição e escolher o candidato. O deputado Michel terá 90% dos votos da bancada. O momento nacional aponta em sua direção e ele tem uma formação jurídica, experiência política. A relação do Legislativo com o Judiciário precisa melhorar. Também iremos fazer no próximo ano a tão esperada reforma política. O deputado Michel Temer reúne todas as qualidades que o país está exigindo do Legislativo. O    PMDB é aliado ao PT e vamos fazer (de Michel Temer) o candidato da instituição. A Casa  precisa resgatar prestígio, presença e crédito.

‘Lula disse que virá a Natal nos primeiros dias de setembro’

O presidente estadual do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves, considera que a a deputada Fátima Bezerra (PT) tem 80% do mérito da aprovação do prefeito Carlos Eduardo. E é exatamente mostrando esse mérito da parlamentar que o peemedebista espera reverter os índices da eleição de Natal. “As pesquisas mostram que tem um número elevadíssimo de eleitor que não tem sua preferência definida. Beirando os 60% de pessoas que declaram que não têm candidato. Em busca desse voto, dessa identificação, é que a campanha agora começa”, comentou o presidente estadual do PMDB.

Líder da bancada peemedebista na Câmara, o deputado afirma também que não há dúvidas sobre a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do pleito de Natal. “O presidente Lula foi o inspirador do entendimento e, portanto, ele é quase que co-responsável por essa candidatura”, destacou Henrique Alves.

Ele negou que a aliança na capital potiguar tenha relação com um acordo para o pleito de 2010. No entanto, confirmou a intenção do      PMDB lançar candidato próprio ao governo e fez elogios à postura da governadora Wilma de Faria.

Confira a entrevista que o deputado concedeu à TRIBUNA DO NORTE.

O presidente Lula virá a Natal participar da campanha?
Eu nunca tive dúvida de que ele viria até porque essa candidatura de Fátima Bezerra e a união dos partidos passaram pelo presidente Lula. Até diria que ele foi o inspirador do entendimento e, portanto, é quase que co-responsável por essa candidatura. Ele virá sim a Natal. Estive com ele na última terça-feira após a reunião do Conselho Político. Ele chamou a mim e a Michel (Temer, deputado federal por SP e presidente nacional do PMDB) para a sua sala e conversamos reservadamente durante quase quarenta minutos. E, antes que outros assuntos entrassem em pauta, eu perguntei a questão política e ele reafirmou sua vinda a Natal nos primeiros dias de setembro. Então para encerrar esse blá,blá,blá, sobre se vem ou não vem,  ele vem sim e será muito importante para mostrar ao Rio Grande do Norte e a Natal aquilo que eu já sei, que Garibaldi sabe, que a governadora Wilma de Faria sabe, que é a presença importantíssima de Fátima Bezerra na Câmara, a sua presença fundamental para o êxito do Governo Lula, seus projetos na educação, na área social, na área do meio ambiente. E tudo aquilo que ela tem feito para nossa cidade.

A candidata Micarla de Sousa afirma ser da base do presidente Lula e também tenta aliar o discurso ao do presidente da República. Como o senhor avalia isso?
Ela procura, naturalmente, colocar da melhor maneira sua campanha. Eu respeito. Agora o que eu posso afirmar é que o presidente Lula virá a Natal, vai participar da campanha da deputada Fátima Bezerra e repito: ele foi um dos inspiradores dessa importantíssima aliança em favor de Natal que traz a deputada Fátima como interlocutora principal.

As recentes pesquisas apontam que a deputada Fátima Bezerra está mais de 30 pontos percentuais atrás da deputada Micarla de Sousa. Como o senhor espera reverter esses números?
Mas ela (a pesquisa) mostra também que tem um número elevadíssimo de eleitor que não tem sua preferência, seu candidato. Beirando os 60% de pessoas que declaram que não têm candidato. Em busca desse voto, dessa identificação, é que a campanha começa agora. A caminhada é muito importante, o corpo a corpo é importante, mas você atinge um percentual muito pequeno de pessoas, de casas. Na caminhada você percorre 15, 20 ruas. Em uma semana anda 100 ruas. Na televisão, em um programa, atingimos 300 mil pessoas. Agora tenho certeza de que as pessoas irão se concentrar mais na campanha, identificar os projetos dos candidatos em favor de Natal, os serviços prestados na sua história política, de luta. E aí eu acho que o grande diferencial, sem nenhum desrespeito a quem quer que seja, a nenhum dos outros candidatos, até acho que tem candidatos de muito bom nível na disputa de Natal, mas o diferencial é em favor de Fátima Bezerra.

O senhor defende a candidatura de Fátima Bezerra, mas confirma a proximidade com a deputada estadual Micarla de Sousa, como alguns assessores dela chegam a afirmar?
Não. Não raciocino com essa hipótese. Tenho certeza de que Fátima Bezerra ganhará a eleição. Acho que é importante que se diga isso. A deputada conseguiu o que muitos não conseguiram e nem sei se vão conseguir no futuro. A deputada Fátima conseguiu a confiança de diversas correntes e lideranças políticas do Estado, da capital. Não é fácil reunir o PSB da governadora Wilma de Faria, o PMDB do senador Garibaldi, do deputado Henrique, o próprio PT que tem seus diversos núcleos, o prefeito Carlos Eduardo. De repente, a deputada Fátima conseguiu inspirar a confiança de todas essas lideranças e segmentos da nossa capital. Isso é um mérito e vamos mostrar ao povo de Natal. Ninguém consegue isso por uma qualidade ou por outra. É por muitas qualidades. A deputada Fátima não tem sobrenome Alves, Maia, nem Faria, nem Rosado. Ela fez sua vida pública e política vitoriosa pelos seus méritos. O prefeito Carlos Eduardo é a maior testemunha disso. 80% do seu êxito, eu atribuo ao desempenho da deputada Fátima Bezerra. A Prefeitura tinha bons projetos, mas Fátima Bezerra teve participação e isso tem que ser mostrado. Ela (Fátima Bezerra) não tinha oportunidade de mostrar isso, não tinha os meios de comunicação. Agora ela passa a ter pelo programa eleitoral. Natal vai imaginar: “Se ela conseguiu isso com o prefeito Carlos Eduardo, imagine prefeita de Natal, unida aos principais partidos da base do presidente Lula”. Natal terá uma grande oportunidade de ter uma prefeita com muito poder para viabilizar obras importantes como o saneamento, a questão do meio ambiente, o problema viário de Natal, o metrô de superfície, o Porto de Natal. Obras fundamentais que precisam ser feitas e a deputada Fátima Bezerra será a interlocutora fundamental para ir buscar parcerias junto ao Governo Federal.

Então, parte da avaliação do prefeito Carlos Eduardo, aprovado em mais de 60%, tem o mérito de Fátima Bezerra?
Fundamentalmente. O prefeito tem elaborado bons projetos e tem a sensibilidade de buscar soluções para carências importantes do povo de Natal. Vai com idéias fundamentadas. Agora, a busca dos recursos, a liberação desses recursos, a parceria com o Governo Federal, não tenha dúvida. Eu sei e testemunhei que a participação da deputada Fátima Bezerra é fundamental para isso.

O PMDB, PT e PSB chegarão juntos a 2010?
Em nível nacional nós já estamos juntos. Estaremos juntos no projeto maior do presidente Lula. Vamos fazer o caminho para desembocar em 2010 com a sucessão (do presidente Lula). Agora, no Estado dependerá da condição dessa campanha. Tenho visto aqui e acolá declarações de candidatos, que não estão em nosso palanque, e eles tentam fazer essa vinculação, atribuir interesses de 2010 nessa aliança de Natal. Mas eu não coloco nesse ponto. A vitória de Natal e de outros municípios do Estado poderá colocar essa relação próxima, que já é respeitosa e confiável, e poderá nos levar sim a 2010 para que possamos estar juntos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas