quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Henrique Meirelles aponta risco de populismo

- Publicidade -

Brasília (AE) – O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, pré-candidato do MDB a suceder o presidente Michel Temer, afirmou que os eleitores brasileiros estão “descrentes de panaceias e soluções mágicas”. “O risco existe, os populistas estão presentes”, disse em discurso na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. Meirelles ouviu cobranças da plateia para que comentasse a alta no preço dos combustíveis.

Henrique Meirelles defenda revisão do “pacto federativo”

Henrique Meirelles defenda revisão do “pacto federativo”

Em sua primeira agenda como nome escolhido pelo Palácio do Planalto para disputar a Presidência, Meirelles afirmou que, agora emedebista, o governo poderá promover políticas sociais.

“O Brasil está em condições de poder fazer as políticas sociais que precisa. Até agora era uma questão de arrumar a casa”, disse “Não podemos prosseguir de crise em crise.”

Meirelles defendeu a revisão do pacto federativo para aumentar o porcentual dos tributos que chegam para as cidades.

“A carga tributária brasileira já é a maior entre os países emergentes. Aumentar a carga tributária é uma dificuldade na medida em que já começa a atingir seu limite. Apesar desta parcela grande das receitas tributárias irem para a União, a União tem um déficit insustentável”, disse.

Questionado sobre investimentos em Saúde e Assistência Social, Saneamento Básico (lixões) e Educação Básica (creches), Meirelles falou numa solução única: ofertar maior repasse de recursos aos municípios e dar apoio técnico do governo federal às prefeituras para aprimorar os serviços públicos em todas as esferas. Ele, no entanto, condicionou o auxílio financeiro à retomada do crescimento econômico, com geração de empregos, renda e arrecadação e à aprovação de reformas como a da Previdência.

“É importante que a cada ano o governo federal possa aumentar a cada ano repasses”, disse o ex-ministro da Fazenda. “A reforma da Previdência é fundamental para que tenhamos disponibilidade de recursos.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas