Histórias do cotidiano inspiram novo livro de ficção de Cefas Carvalho

Publicação: 2019-10-17 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

“Last night i dreamt that somebody loved me" é um single da banda The Smiths presente no disco “Strangeways, here we come", de 1988. Pensando na letra dessa música, na solidão que ela transmite, o escritor e jornalista Cefas Carvalho escreveu o conto “Noite passada sonhei que alguém me amava". O título dá nome agora ao mais novo livro do autor, uma coletânea de contos que sai pela editora paulista  Penalux. O lançamento será na quinta-feira (17), entre às 18h e 23h, no Bardallos Comida e Arte (Cidade Alta).

Para Cefas Carvalho, histórias nascem de coisas que ouve na rua, ou até de uma música, como é o caso do título pinçado de uma canção dos Smiths
Para Cefas Carvalho, histórias nascem de coisas que ouve na rua, ou até de uma música, como é o caso do título pinçado de uma canção dos Smiths

“Noite passada sonhei que alguém me amava" é uma compilação de 28 contos. O tema do desamor permeia muitas das narrativas. Mas os assuntos são variados, bem como as formas narrativas. “De maneira geral o desamor, o estranhamento e a falta de sentido nas coisas passam por várias das histórias”, diz Cefas. Alguns dos contos são totalmente inéditos, outros foram premiados em concursos regionais e nacionais, como “Café frio", que foi vencedor de concurso de EDUFRN em 2014, e outros ainda publicados em jornais, revistas e nas redes sociais do autor.

Por falar em redes sociais, Cefas é bem ativo na internet, e não raro ele compartilha com seus seguidores cenas e diálogos que pescou das ruas. Algumas se desdobram em narrativas literárias. “Tudo o que um escritor ouve e vê, de alguma maneira servem como inspiração, se não direta, pelo menos de forma indireta. Já aconteceu de eu escrever no Facebook descompromissadamente sobre uma pessoa, um acontecimento e meses, anos depois aquele fato servir de ponto de partida para um conto, às vezes um drama criado a partir de uma coisa corriqueira”, comenta o escritor. Para ele, tudo pode ser aproveitado como inspiração. “Ruas, pessoas, tragédias, alegrias, livros, filmes, músicas. O escritor há que estar aberto para tudo, até como maneira de colaborar com esta tal inspiração. Sem esquecer jamais a transpiração, que é olhar a página, real ou virtual, em branco, se obrigar a escrever e suar a camisa, literariamente falando”.

Cefas Carvalho tem sete livros publicados, sendo cinco romances: “Ponto de Fuga", “Três", “Carla Lescaut", “Os olhos salgados" e “Combustão" (este último em parceria com a escritora potiguar Jeanne Araújo). Perguntado se vê dificuldades em passar das narrativas longas para as curtas, ou vice-versa, o autor dá uma resposta bem humorada. “Não vejo nenhuma dificuldade, como não considero também complicado passar para a poesia ou para a crônica. Com bom humor posso dizer que difícil mesmo na vida é pagar os boletos e acompanhar grupos de Zap”, brinca.

Para Cefas, o que lhe atrai no gênero conto é o tiro curto capaz de atingir o leitor. “O que me atrai nos contos é a necessidade de “fisgarem" o leitor rapidamente, portanto, há que se situar o clima, a ambientação, os personagens, no primeiro ou segundo parágrafo”, argumenta. No livro ele reuniu contos que foram escritos ao longo de dez anos. “Então, na verdade fiz papel de editor de mim mesmo no sentido de selecionar os que deveriam entrar no livro e os que poderiam ser melhorados. Na triagem o número de contos que por uma ou outra razão ficaram de fora, já dá um novo livro”.

“Noite passada sonhei que alguém me amava" tem prefácio da escritora e jornalista Giovana Damaceno, texto da orelha da escritora e crítica literária Alexandra Vieira de Almeida, revisão da escritora e poeta Jeanne Araújo, capa e projeto gráfico de Karina Medeiros e foto utilizada na capa da fotógrafa Meysa Medeiros.

Cefas, além de autor dos romances já citados, publicou também o livro de poesia “Reinvenções" e o livro de histórias curtas “Encontos e desencontos". Jornalista, trabalhou em diversos veículos potiguares. Atualmente é editor geral no Portal Potiguar Notícias e na PNTV.

Serviço
Lançamento do livro “Noite passada sonhei que alguém me amava", de Cefas Carvalho

Dia 17 de outubro, às 18h

Bardallos Comida e Arte (R. Gonçalves Lêdo, 678, Cidade Alta)







continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários