sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Hola vizinhos!

- Publicidade -

Yuno Silva
repórter

O que você seria capaz de fazer para acompanhar a seleção de seu país durante a Copa do Mundo? Essa foi a pergunta lançada por um programa (reality show) uruguaio, que escalou dois torcedores para circular pelo Brasil em um motor home no encalço da Celeste – como também é conhecida a seleção do Uruguai. Comandado pelo apresentador Rafa Cotelo, o programa “Sobre Ruedas” estreou ontem no Canal 10, a emissora de televisão mais antiga de lá. A equipe está de passagem por Natal, após percorrer quase 5 mil quilômetros a partir de Montevidéu, no rumo de Fortaleza, palco da primeira partida da Celeste contra a seleção da Costa Rica no sábado (14).
Conhecido cantor de murgas e apresentador do programa “Sobre Ruedas”, Rafa Cotelo comanda “reality show” documental sobre cultura e futebol, e a experiência vivida por dois torcedores na Copa do Mundo.
Ainda não está certa a ida do grupo formado por sete pessoas a São Paulo, de avião, onde o Uruguai enfrenta a Inglaterra no dia 19, mas a presença dos hermanos na Arena das Dunas durante o jogo com a Itália dia 24 está garantido. Rafa Cotelo viaja com dois cinegrafistas, um produtor, um editor e os dois torcedores que venceram o reality.

Na verdade, Maurício Arnoletti, 22, e Lil Torres, 25, a única mulher do grupo, foram os ganhadores do concurso que selecionava os participantes para o programa. Ambos entraram no páreo com mais de 100 concorrentes e tiveram seus vídeos entre os cinco finalistas que foram para votação popular. Maurício deu um mergulho no mar gelado para provar que faria qualquer coisa para embarcar no “Sobre Ruedas”, e Lil garantiu que iria “bailar” e sambar com todo mundo caso fosse escolhida – detalhe: ela confessou à reportagem do VIVER, durante confraternização de uruguaios na quarta à noite no Mondo Bar em Ponta Negra, que é “horrible bailando”.

“Sobre Ruedas”, exibido desde ontem no Canal 10, irá ao ar cinco dias por semana com episódios de 30 minutos cada, que podem ser acompanhados pela internet na página eletrônica do Canal 10 (canal10.com.uy).

“O programa é um reality documental e vai mostrar o cotidiano da viagem, nossa convivência dentro do motor home e a expectativa para os jogos”, disse o apresentador Rafa Cotelo, 32, que também apresenta o programa de variedades “Hola Vecinos” (Olá Vizinhos) na mesma emissora e é músico da banda Agarrate Catalina, que defende a murga, estilo tipicamente uruguaio que mistura teatro, música e discurso político engajado.

Passeios pela cidade
De acordo com Cotelo, o outro foco do programa destaca os lugares por onde a equipe está passando. “Vamos mostrar a cidade, os pontos turísticos, mas principalmente as pessoas, os costumes, o que elas comem, onde trabalham”, frisou. No roteiro estão programados ida à praia de Pipa e passeio de buggy nas dunas de Jenipabu. O apresentador ressaltou que o roteiro do “Sobre Ruedas” é aberto e que tudo depende da performance da Celeste durante o mundial de futebol. “Mas seguramente terá duração de 30 dias”, garante.

Essa primeira temporada do “Sobre Ruedas” conta com patrocínio da estatal telefônica uruguaia Antel, da cerveja Pilsen, do laboratório farmacêutico Gramonbago e do supermercado Macro Mercado. É possível acompanhar o passo a passo da aventura que está apenas começando através dos perfis nas redes sociais Twitter (@sobreruedastv10) e Facebook (facebook.com/sobreruedastv10).

Além de Rafa Cotelo, Maurício e Lil, completam o grupo Santiago Monterroso, Felipe Abuchalja, Diego de Melo e Emiliano Presa – todos na equipe se revezam em atividades como direção, limpeza e no preparo da comida.

Conhecendo o Brasil
A participação no “Sobre Ruedas” proporcionou a primeira viagem internacional do cinegrafista Maurício Arnoletti, 22. “A viagem é cansativa, 14h de estrada por dia nessa primeira semana, mas está sendo fantástico. O Brasil, pelo pouco que pudemos conhecer até agora, é um país de paisagens muito bonitas”, disse entusiasmado. “Sou uma pessoa comum e quando chegamos aqui em Natal já tinha um canal de TV para nos entrevistar; e agora vocês do jornal. Está tudo perfeito!”.

Maurício contou que fez campanha, batendo tambor e com placa pendurado, para chamar atenção e conquistar a simpatia do público que votou no seu vídeo e garantiu a participação. “Não há dinheiro que pague esse prêmio (a viagem)”.

Já a estudante e artesã Lil Torres, que fabrica acessórios femininos em tecido, disse que só conhecia Florianópolis. “Estamos bem contentes com essa viagem por terra, assim vamos conhecendo melhor os lugares”. Única mulher do grupo, disse que está tudo correndo “bem e tranquilo”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas