sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Hollande toma posse hoje e reúne-se com Merkel à noite

- Publicidade -

São Paulo, (AE) – O 24º presidente da França, François Hollande, de 57 anos, toma posse no cargo hoje às 10h (de Brasília) no Palácio do Eliseu e terá uma agenda agitada já no primeiro dia do mandato. Após a posse, o novo presidente francês participará de um almoço com políticos socialistas, durante o qual poderá anunciar o nome de seu primeiro-ministro, conforme prometido pelo próprio Hollande. Às 14h30, ele deverá ser saudado por representantes da população parisiense no Hôtel de Ville, sede da prefeitura da capital francesa, e depois parte para Berlim, onde terá um jantar de “trabalho” com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.
François Hollande cumprimenta políticos socialistas nas vésperas de sua posse no Palácio do Eliseu
A cerimônia de posse de Hollande deverá ser um evento mais discreto que a de Sarkozy e de outros presidentes da França. A ex-mulher de Hollande, Ségolène Royal, ex-candidata do PS à presidência e derrotada em 2007 por Sarkozy, disse que não participará da posse no Eliseu, mas irá à tarde ao Hôtel de Ville, onde Hollande será homenageado pela Prefeitura de Paris. Após décadas de convivência, Hollande e Ségolène se separaram em 2007. A atual companheira de Hollande, a jornalista Valérie Trierwiller, de 47 anos, estará presente na cerimônia de posse.

A imprensa francesa especula sobre os nomes para primeiro-ministro e para os principais ministérios do governo Hollande. O jornal Libération publicou hoje uma lista em que aponta Jean-Marc Ayrault, ex-prefeito de Nantes, como favorito para o cargo de primeiro-ministro. Ayrault dirige o bloco dos deputados socialistas na Assembleia Nacional desde 1997 e seu bom trânsito entre os políticos é considerado importante para o governo Hollande. A França terá eleições para renovar toda a Câmara Baixa em 10 e 17 de junho, quando os socialistas esperam retomar o controle da casa, atualmente controlada pela União por um Movimento Popular (UMP), partido de centro-direita de Sarkozy

O cargo de primeiro-ministro, segundo o Libération, também seria cobiçado pela secretária-geral do Partido Socialista (PS) e prefeita de Lille, Martine Aubry. Outro socialista que pode ser nomeado premiê, embora com menores chances, é Manuel Valls, prefeito de Évry e filho de refugiados catalães. Valls, ao contrário de Aubry, se engajou ativamente na campanha de Hollande. Tanto Aubry quanto Valls disputaram as primárias socialistas com Hollande.

Para o ministério de Economia e Finanças, o favorito é Michel Sapin, um dos mais próximos colaboradores e um dos estrategistas de campanha de Hollande. Sapin já foi ministro de Economia e Finanças entre maio de 1992 e março de 1993, e foi ministro das Reformas de Estado entre 2000 e 2002, quando o socialista Lionel Jospin foi premiê francês.

O cargo também é disputado por Pierre Moscovici, de 54 anos e diretor da campanha de Hollande. Moscovici, ex-discípulo do socialista Dominique Strauss-Kahn – que caiu em desgraça no ano passado após o escândalo sexual no Sofitel de Nova York – também é cotado, embora com menores chances, para primeiro-ministro. Outros cotados para o cargo de ministro de Finanças e Economia, segundo o Libération, são a senadora Nicole Bricq e o deputado Jérôme Cahuzac, presidente da comissão das finanças na Assembleia Nacional.

Eleições de junho

Paris, (AE) – O presidente eleito da França, François Hollande, que toma posse hoje,  no Palácio do Eliseu, declarou ontem ao diário Libération esperar que o Partido Socialista (PS) vença as eleições legislativas de 10 e 17 de junho e forme uma maioria “larga, estável e leal” na Assembleia Nacional. Atualmente, o partido de centro-direita União por um Movimento Popular (UMP), controla a câmara baixa francesa, com 317 dos 577 deputados. O PS tem 208 deputados.

“É um voto de coerência que deve ser feito, a maioria deve ser larga, estável e leal, para sustentar o governo, como também para renovar as instituições e o papel do parlamento”, disse Hollande ontem, aos socialistas franceses. O presidente que deixa o cargo, Nicolas Sarkozy, passará a presidência a Hollande, na manhã de hoje.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas