Cookie Consent
Alex Medeiros
Homem Aranha 60 anos
Publicado: 00:01:00 - 19/05/2022 Atualizado: 22:47:56 - 18/05/2022
Alex Medeiros 
alexmedeiros1959@gmail.com

O Homem-Aranha está oficialmente completando 60 anos este ano, tendo surgido pela primeira vez em 1 de agosto de 1962 na edição número 15 da revista Amazing Fantasy. Criado pelo gênio de Stan Lee, o herói de Nova York esteve sob os cuidados também da dupla não menos genial Jack Kirby e Steve Ditko, que trabalharam a capa do personagem pendurado numa teia carregando debaixo do braço um assaltante de bancos, entre os arranha-céus.

Divulgação


O sucesso da aventura foi tão espetacular que o Aranha ganhou de imediato uma revista própria, e o slogan relativo, “o espetacular Homem Aranha”. Apesar da matemática não ser tão exata no contexto da periodicidade da velha HQ, a Marvel vai festejar a data com a edição especial Amazing Fantasy 1000, numa antologia de aventuras assinadas por craques como Dan Slott, Rainbow Rowell, Armando Ianucci, Anthony Falcone, Michael Cho e Neil Gaiman.

Além da revista de aniversário, a Marvel está trabalhando no terceiro e último capítulo do épico do multiverso que se iniciou com o crossover “Spider-Verse em 2014. E Dan Slot está readaptando uma série End of the Spider-Verse.

Um executivo da casa de criação afirmou que as histórias da edição 1000 de Amazing Fantasy não serão concentradas necessariamente no começo da carreira do super-herói. Vai ter destaque a relação Peter Parker - Mary Jane.

Três edições da série tocada por Dan Slot serão lançadas logo após a edição de aniversário, provavelmente no fim de agosto e em seguida setembro e outubro. Havia a ideia de um filme animado, mas foi devidamente suspenso.

No Brasil, o Homem Aranha está 6 anos mais jovem, pois só chegou aqui em 1968 na revista Álbum Gigante nº 11 da Ebal e que era a publicação destinada ao super-herói Thor, que já era popular como o Capitão América e o Namor.

O efeito da chegada do aracnídeo foi semelhante ao que ocorreu nos EUA e logo a editora de Adolfo Aizen estava criando uma revista própria para o fotógrafo adolescente mordido por uma aranha radioativa na universidade.

A primeira edição do Homem Aranha no Brasil foi em abril de 1969. Eu estava com dez anos e já era leitor voraz dos heróis da DC Comics, tendo iniciado com as revistas Os Justiceiros, Superman, Legião dos Super-Heróis e Batman.

Em julho daquele 1969, um único colega nas Quintas era fissurado no Aranha e me emprestou os dois primeiros números que começara a colecionar. Foi ali minha estreia como leitor das aventuras dos superpoderosos da marca Marvel.

A coleção Homem Aranha da Ebal durou exatos 70 números e encerrou em 1975, ano em que eu saí das Quintas com destino à Candelária. Ainda guardo alguns exemplares do formato americano com 36 páginas em preto e branco.

Naqueles anos, o Aranha não me empolgava quanto o Superman e o Batman (meu preferido da Marvel era o Capitão América), mas as revistinhas traziam aventuras com Namor, Thor, Hulk, Quarteto Fantástico e Demolidor. Era bom.

Sessenta anos depois da criação mais popular de Stan Lee, o êxito comercial e a consagração cultural do Homem-Aranha dentro da indústria da pop art são marcas fantásticas que ganharam mais dimensão com o boom do cinema.

Ano a ano, os filmes do personagem galgam os píncaros dos valores absolutos de arrecadação e popularidade. Poucos super-heróis dos quadrinhos americanos conseguem renovar e fidelizar os fãs com tanta paixão e loucura.

Macaco 
O primeiro alarme veio da Inglaterra, o segundo de Portugal, e agora a Espanha acende o sinal de alerta com o Ministério da Saúde registrando oito casos de uma infecção compatível com o vírus letal da varíola do macaco.

Dengue 
Completou um mês que noticiei aqui o quadro de lotação nas UPAs com pessoas com sintomas de dengue e, inclusive, registrei um domingo em que o pronto-socorro do São Lucas teve que ser fechado com excesso de pacientes. 

Aborto 
A médica holandesa Rebecca Gomperts é destaque no Correio Braziliense dizendo que seguirá com seu navio levando remédios abortivos para mulheres nos EUA. Sugestões de títulos: “O Navio da Morte” e “Genocida Navegante”.

Robots 
A empresa de software SparkToro realizou uma profunda auditoria em contas importantes do Twitter e revelou o que muitos denunciaram em 2020. A metade dos 22,2 milhões de seguidores de Joe Biden é formada por perfis falsos.

Putin 
A guerra de desinformação segue a toda no conflito Rússia-Ucrânia. Ontem o serviço federal de segurança russo emitiu nota aos seus diretores regionais alertando do boato de que Putin estaria com um quadro grave de leucemia.

Fatos 
Há algumas semanas, a oposição ao governo Fátima Bezerra não tem gerado fato novo na mídia, nem mesmo uma provocaçãozinha para alimentar seguidores. O período pré-campanha requer fabricação de notícias diárias.

Perigo 
Os pensadores da campanha do presidente Jair Bolsonaro precisam iniciar o planejamento do ataque aos dois mais perigosos elementos da conjuntura. Não será fácil anular o carrinho de supermercado e a bomba de combustível.

Gringos 
O campeonato brasileiro da série A tem o incrível número de 90 jogadores estrangeiros em atuação. E três deles dividem a condição de os grandes craques da temporada: Arrascaeta (Uruguai), Cano e Calleri (Argentina).

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte