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Honda apresenta novo “Civic”

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A Honda apresenta à imprensa especializada do Brasil o Novo Civic Geração 10. Trata-se da maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho. Completo de série, o modelo inova na estrutura de versões, adotando características e equipamentos distintos, que foram pensados de acordo com os diferentes perfis de clientes.
O Novo Civic representa um dos mais ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos recursos de pesquisa e desenvolvimento
Com o objetivo de realizar um “rejuvenescimento dinâmico” do modelo e criar uma nova interpretação de um carro que redefine o segmento a cada geração, a Honda teve como missão, desde o esboço da plataforma, criar o melhor automóvel não só entre seus concorrentes tradicionais, como também em relação aos sedãs sofisticados. Inclusive, seu desenvolvimento mirou nos automóveis premium europeus para definir o modo de rodar, dirigibilidade e nível de ruídos e vibrações, bem como a qualidade e o acabamento do interior.

O resultado desse esforço é um novo “Civic” reinventado, com o design mais esportivo até hoje concebido que, ao mesmo tempo, acomoda passageiros e bagagens com muito mais espaço. Nele, eficiência e performance caminham juntas, numa combinação imbatível, assim como o prazer ao dirigir e a segurança. Um carro tecnológico que consegue ser operado de maneira simples e intuitiva. Combinar características, a princípio antagônicas, é a marca dessa nova geração, fruto do espírito de desafio que sempre acompanha a Honda.

O Novo Civic geração 10 renova em todos os aspectos: plataforma, interior esportivo e sofisticado, com mais espaço e materiais de alta qualidade, dois novos conjuntos motrizes e uma gama de equipamentos inéditos.

Ao desenvolver o novo Civic, os designers e engenheiros da Honda tinham como objetivo entregar um sedã mais esportivo e premium, que resgatasse as proporções mais agressivas e o porte mais atlético das gerações anteriores, com um claro avanço do design para o futuro. O novo Civic é mais baixo e largo, com um pequeno balanço frontal e um conjunto de rodas e pneus mais largos que criam uma combinação mais esportiva das rodas com a carroceria.

Seus traços marcantes são complementados e acentuados por detalhes de design como os vincos elegantes que percorrem a carroceria, a dianteira angulosa e agressiva e os arcos de rodas destacados. O desenho de capô elevado define as linhas de caráter da nova dianteira que segue a identidade visual Solid Wing Face, destacando o emblema Honda no centro da moldura cromada (black piano na versão Sport) em forma de asa e margeado pelos novos faróis com iluminação totalmente em LED na versão Touring.

As colunas de para-brisa ultrafinas dão ao interior um ar arejado e excelente visibilidade, unindo-se à linha do teto e formando um arco suave que segue pela coluna C e termina nas lanternas traseiras em formato de bumerangue, iluminadas por LED. O efeito geral é de dinamismo e sofisticação, que dá ao novo Civic uma estética inconfundível.

O interior completamente novo do modelo foi desenhado para combinar com a modernidade e a sofisticação do exterior e proporcionar conforto ampliado, aliado ao uso de tecnologias e materiais de alto padrão. O Civic eleva o nível interno a um novo patamar. Compostos de alta qualidade, macios ao toque, são usados com abundância, no painel de instrumentos, laterais de porta, forro de teto e no largo console central. Além disso, o acabamento e encaixe das peças recebeu atenção especial para reforçar o aspecto superior desta nova geração.

A expertise da Honda no desenvolvimento de interiores fica evidente no emprego da filosofia Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina, que aliada ao entre-eixos alongado e a carroceria larga do modelo resultam em um dos automóveis com maior espaço para os ocupantes do segmento. Com o aumento das medidas para ombros, quadris, pernas e joelhos, o Civic entrega conforto imbatível na categoria, trazendo uma percepção de amplitude e ambiente refinado.

O modelo oferece um ângulo de visão frontal de 84,3º, líder em sua categoria, graças às colunas A com design ultrafino, 18,2 mm mais estreitas que as colunas da geração anterior. Até a visibilidade dos passageiros dos bancos de trás para frente foi levada em conta, com um novo design dos encostos de bancos dianteiros e apoios de cabeça menores.

Os engenheiros da Honda conseguiram liberar mais espaço para as pernas do motorista reduzindo o avanço do painel de instrumentos na área dos joelhos, da mesma forma que o espaço para as pernas no banco traseiro foi ampliado em 27 mm. O porta-malas foi significativamente ampliado para até 525 litros, o maior da categoria, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de carga mais larga que a do modelo anterior. O console central, completamente reconfigurado, traz 7,2 litros de capacidade, permitindo o alojamento de tablets ou de garrafas de água grandes, com a tampa fechada.

O conceito das versões do novo Civic acompanhou sua renovação completa. Em linhas gerais, sua estrutura de grades deixa de seguir simplesmente uma hierarquia vertical para se adequar aos diferentes perfis de consumidores com a adoção de personalidades e equipamentos distintos para cada versão.

Desse modo, o novo Civic chegará ao mercado em três propostas: EX e EXL, com um perfil mais elegante e focado no conforto e na tecnologia, para atrair os consumidores atuais do modelo; as inéditas Sport, com personalidade esportiva e jovial; e Touring, com apelo superior para competir com os sedãs sofisticados. Serão duas opções de transmissão, sendo uma manual de seis velocidades (Sport), e uma continuamente variável: (Sport, EX, EXL e Touring). O novo Civic também terá duas opções de motorização: 2.0 FlexOne, para as versões Sport, EX e EXL e 1.5 Turbo para a Touring.

Em todas as propostas, o Civic oferece um pacote completo de equipamentos onde se destacam: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico, vidros elétricos com função “um toque” para subida/descida em todas as posições, sistema de som com quatro alto-falantes, conexões bluetooth e USB e comandos no volante, câmera para manobras em ré, entre muitos outros. As versões com transmissão CVT trazem ainda aletas para trocas de marcha atrás do volante.

A segurança também é tratada como item de série já que o modelo tem objetivo de receber altas notas nos teste de impacto. Para isso, oferece em todas as versões airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED, faróis de neblina, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas e aviso de esquecimento dos cintos dianteiros.

O Civic foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e vibração. Também se destacam a performance em aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a eficiência energética.

A 10ª geração chega ao mercado com dois novos conjuntos motrizes, desenvolvidos para proporcionar um desempenho ágil, com alta eficiência energética, adequado a cada versão. A motorização 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cavalos a 6.300 rpm e 19.5kgfm a 4.800 rpm no álcool – disponível nas versões EX, EXL e Sport –  é acoplada pela primeira vez à transmissão continuamente variável (CVT), permitindo um rodar mais confortável e uma melhor eficiência energética. A transmissão traz a opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante. A versão Sport traz também, também uma caixa manual de seis velocidades como opção.

O novo motor 1.5 de 4 cilindros, que equipa a versão Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cavalos a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Este propulsor é acoplado a um novo câmbio continuamente variável que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.

Esses motores trazem uma série de recursos para redução de atrito, além de aprimoramentos no desenho e engenharia para combinar potência e baixo consumo de combustível. Na classificação do Concept, ambos receberam o selo de eficiência energética, com nota A em sua categoria. A eficiência dos conjuntos se comprova também na classificação geral do estudo com nota “A” para o motor 1.5 turbo e “B” para o 2.0.

As novas motorizações do Civic e o sofisticado design de suspensões são combinados a uma carroceria completamente nova, na qual os engenheiros se aprofundaram no estudo de rigidez torcional para criar uma estrutura ultrarresistente e obter ótima performance em testes de colisão.

A rigidez torcional foi ampliada em 25%, enquanto o peso da carroceria foi reduzido em 22 kg se comparado à geração anterior do modelo. A rigidez da carroceria nos pontos de montagem da suspensão e do subchassi foi ampliada.

O design fluido do novo Civic é combinado a componentes aerodinâmicos, como a cobertura de todo o assoalho e das caixas de roda dianteira e traseira, e abafadores de escapamento otimizados, para criar a carroceria mais eficiente de sua categoria. A combinação do coeficiente aerodinâmico (Cd) e da área frontal foi aprimorada se comparada com a geração anterior. O design aerodinâmico do Civic foi alcançado por meio de avançados recursos de simulação de dinâmica de fluídos e testes em túnel de vento.

Construído sobre a base de uma carroceria ultrarrígida e leve, o sistema de suspensão da 10ª geração adota a configuração mais sofisticada de sua história. O conjunto totalmente independente de suspensões inclui a configuração, inédita no modelo, de multibraços montados no subchassi traseiro, para um alto nível de estabilidade lateral.

Buchas de suspensão hidráulicas, uma solução normalmente adotada em carros maiores e mais caros, foram adotadas pela primeira vez no Civic, melhorando o conforto de rodagem e reduzindo as vibrações sem comprometimento da dirigibilidade esportiva. O carro também adotou buchas conectadas nas barras estabilizadoras na dianteira e traseira para um comportamento de suspensão suave e progressivo. A nova direção elétrica com duplo pinhão e relação variável, inédita no Civic, permite maior precisão de direção e senso de controle, com apenas 2,2 voltas de batente a batente (contra 3,1 voltas do modelo anterior), que proporciona ótima condução em baixas velocidades.

O carro está 45 mm mais largo e adota pneus com diâmetro 15 mm maiores, melhorando a dirigibilidade e a aderência lateral, enquanto o entre-eixos 30 mm maior melhora a qualidade de rodagem em pistas onduladas ou esburacadas. Além disso, o Civic passa a adotar o (AHA) pela primeira vez, usando o sistema VSA para aplicar o freio na roda dianteira para entrar em uma curva, melhorando a resposta, estabilidade e precisão.

Materiais de isolamento acústico de alta qualidade foram adotados junto a soluções de design para alcançar um novo nível de silêncio na categoria, incluindo a adoção de novos métodos para medir e reduzir a fuga de ar do habitáculo do Civic. Com base em testes internos da Honda, houve uma redução destas fugas, se comparado com a geração anterior.

A redução de ruídos foi alcançada também por meio de: uso de selagem tripla da porta, novos isolantes no capô, defletores de calor acústicos, revestimento nas caixas de roda traseiras e carpete interno moldado com fibra. A versão Touring traz ainda para-brisa acústico e coberturas adicionais no assoalho.

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