quinta-feira, 16 de maio, 2024
25.4 C
Natal
quinta-feira, 16 de maio, 2024

Honras a Daladier Pessoa Cunha Lima

- Publicidade -

Daladier Pessoa Cunha Lima é o único reitor de Instituição de Ensino Superior particular no estado que traz na bagagem acadêmica  a experiência de administrar uma instituição pública – UFRN –  e outra particular – UNI-RN.

Transita pelo ambiente do ensino superior com a desenvoltura e habilidade de quem sabe o que faz. Conhece o ambiente acadêmico em sua essência e extensão. Vem daí o êxito com que conduz o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) há mais de 20 anos, uma instituição idealizada e administrada por educadores.

Leitor contumaz, é um aficionado pela escrita, tanto que escreve, periodicamente, para o jornal Tribuna do Norte. Mas não era prioridade ser escritor. O sonho, na infância, era ser médico e unir-se à luta contra a dor e o sofrimento humanos. Porém, a participação em jornais no colégio e na Faculdade de Medicina, a leitura de boa parte da obra de Machado de Assis, além de livros de outros autores, impeliram-no à literatura. Tornou-se escritor. “Hoje, ler e escrever se integram ao meu dia a dia; mesmo diletante, sou um aficionado dessas duas artes”, revela.

Escritor, médico, professor, reitor do UNI-RN e imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras, o novacruzense Daladier Pessoa Cunha Lima, que exerceu o seu reitorado na UFRN de 1987 a 1991, é autor dos livros Noilde Ramalho – Uma história de amor à educação, Retratos da Vida e, mais recentemente, Honras à Vida (escrito em 2020, no início da pandemia), além de ter escrito vários outros artigos e ensaios para diversos periódicos.

Do ofício de médico costuma dizer que deixou a medicina, mas a medicina jamais o deixou, pois a leitura de textos sobre a prática médica, ou livros não científicos cujos autores são médicos, permanece até os dias de hoje. “Vez por outra sou instigado a escrever a respeito de assuntos médicos que sejam de interesse geral e que possam ser úteis aos meus leitores”, relata.

Os títulos de reconhecimento são outros fatos marcantes em sua trajetória de vida. Em 2017, recebeu da Câmara Municipal de Natal o título de cidadão natalense. No mesmo ano, foi eleito para a Academia Norte-rio-grandense de Letras. Por tudo isso, pelo seu espírito humanista e o amor à Educação e à Medicina, é que rendemos honras a Daladier Pessoa Cunha Lima. Parabéns, professor Daladier!

Equipe UNI-RN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas