Cookie Consent
Natal
Hospitais alertam para novo golpe contra familiares de pacientes
Publicado: 10:28:00 - 27/06/2017 Atualizado: 12:00:35 - 27/06/2017
Os hospitais de Natal estão em alerta para um golpe cada vez mais comum aplicado contra familiares de pacientes. Por telefone, criminosos se passam por médicos e convencem familiares a transferirem dinheiro para custear um suposto o tratamento de um parente internado em um hospital particular. O golpe, que se aproveita da fragilidade emocional dos familiares destes pacientes, tem gerado preocupação. A Polícia investiga casos.
Julio Pinheiro
Bandidos induzem famílias a transferirem dinheiro para suposto tratamento

Bandidos induzem famílias a transferirem dinheiro para suposto tratamento


Bandidos induzem famílias a transferirem dinheiro para suposto tratamento ou exame

Para conseguir os dados dos pacientes, os bandidos atuam de diversas formas, seja através de ligações para setores variados da unidade de saúde ou até mesmo junto aos próprios familiares. Com os dados, os criminosos entram em contato com os familiares e afirmam que será preciso uma transferência bancária para a execução de um serviço emergencial, seja exame ou até compra de medicamento. Em alguns casos, os bandidos já conseguiram as transferências, que variam de valor. Em Natal, diversos hospitais particulares já emitiram um alerta para esse tipo de estelionato.

Em um hospital particular, um dos funcionários relatou que um criminoso ligou para o setor de enfermagem se passando por um médico que supostamente precisaria do contato de um paciente. Desconfiado, o funcionário não repassou os dados e confirmou que era uma tentativa de golpe. "Eram informações que um médico não precisaria. Achei mais estranho por causa do vocabulário e não repassei a informação, o que é norma no hospital. Depois, vi que era uma tentativa de golpe, até porque não havia nenhum médico com o nome informado pelo bandido", explicou o funcionário que terá identidade preservada.
Reprodução
Hospital do Coração emitiu alerta contra golpe

Hospital do Coração emitiu alerta contra golpe


No Hospital do Coração, localizado na zona Sul da capital, a direção disse que não houve tentativa do golpe, mas que emitiu alerta aos pacientes e familiares sobre o modus operandi dos criminosos e esclareceu a forma de cobrança da conta hospitalar. "Caso recebam alguma solicitação que gere dúvidas, por gentileza, entrem em contato pessoalmente com o setor de internação", orienta ainda o documento.

De acordo com o Hospital do Coração, não há registros de pacientes e familiares que tenham sido vitimados por esse tipo de golpe. No entanto, o alerta foi emitido como uma medida de precaução. "Temos notícias de golpes no país inteiro. O hospital resolveu fazer o alerta para evitar que as pessoas sejam enganadas", informou a unidade de saúde por meio da assessoria de imprensa.

A Polícia Civil já registrou casos em Natal no final do ano passado e início deste ano, mas o balanço sobre quantos casos foram relatados não foi disponibilizado. Dependendo do valor do golpe, a investigação é direcionada à Delegacia de Defraudações ou é comandada na DP da região.


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte